Foi entregue ao Bispo D. Manuel Clemente, na sua recente visita à nossa comunidade da Ponte, um resumo da nossa história, como começou e se formou esta Ponte em construção. Faz parte desta historia muita gente e suor desconhecido, porventura, de muitos que hoje frequentam este local de culto. Julgamos pertinente dar a conhecer todo o esforço feito por levantar esta Igreja feita de gente falível mas também de esperança e perseverança.
Esta história foi-nos gentilmente cedida por quem a escreveu, a D. Luisa e o Luís, e vai aqui, neste cantinho, ser passada semana a semana como sendo: " A Ponte em construção".
Que ela nos anime a sermos construtores activos desta comunidade que precisa de cada um de nós para continuar a a construir-se e a crescer."A Ponte em construção"
Não foi por acaso que Deus chamou algumas pessoas para virem viver para esta zona da Ponte. Deus procura sempre alguém para trabalhar e evangelizar. Foi o que aconteceu por volta de 1966. No Coração do Bom Deus tudo já estava planeado há muito. Nos Seus desígnios, houve homens e mulheres da Ponte que, em verdadeira Missão, decidiram e lutaram para que a nossa Fé se celebrasse aqui.
A Ponte de Rio Tinto, como é conhecida esta zona da Paróquia, já nos idos anos sessenta tinha uma população numerosa. Embora a população fosse maioritariamente de raízes Católicas, a Igreja Paroquial ficava longe. Infelizmente, para aqueles que não tinham transporte próprio, esta era frequentada apenas em ocasiões como os batizados, casamentos ou funerais. A população Católica da Ponte dispersava-se, sendo que, na sua maioria, frequentava a Capela do Calvário no Cerco do Porto (Campanhã).
Foi em Maio de 1967 que alguém decidiu ir falar com o então abade de Rio Tinto (o saudoso Sr. Padre António da Costa Leite) e sugerir a necessidade de dinamizar, reunir e evangelizar esta população. Ficou a tarefa de arranjar um local para celebrar a Eucaristia e, com o apoio do Pe. Costa Leite, apenas faltava a autorização do Sr. Bispo do Porto. Tal não se revelou difícil e, quanto ao local, foi cedida pelo proprietário uma garagem ao lado de onde atualmente se ergue a Capela. Tinha as condições mínimas. Logo se iniciou um longo trabalho pela presença do Reino de Deus ainda nesta Terra. Todos uniram esforços. Desde a nossa Paróquia de São Cristóvão de Rio Tinto à, então, Paróquia “experimental” de Nossa Senhora do Calvário (Cerco do Porto). Por exemplo, a imagem do Imaculado Coração de Maria que agora está na entrada da Capela foi oferta do pároco de Santo António das Antas.
Continua....
Sem comentários:
Enviar um comentário