terça-feira, 14 de fevereiro de 2012






Foi entregue ao Bispo D. Manuel Clemente, na sua recente visita à nossa comunidade da Ponte, um resumo da nossa história, como começou e se formou esta Ponte em construção. Faz parte desta historia muita gente e suor desconhecido, porventura, de muitos que hoje frequentam este local de culto. Julgamos pertinente dar a conhecer todo o esforço feito por levantar esta Igreja feita de gente falível mas também de esperança e perseverança.
Esta história foi-nos gentilmente cedida por quem a escreveu, a D. Luisa e o Luís, e vai aqui, neste cantinho, ser passada semana a semana como sendo: " A Ponte em construção".
Que ela nos anime a sermos construtores activos desta comunidade que precisa de cada um de nós para continuar a a construir-se e a crescer.



"A Ponte em construção"
O TEMPLO DE DEUS É SANTO E VÓS SOIS ESSE TEMPLO.” (I COR 3, 17)


Não foi por acaso que Deus chamou algumas pessoas para virem viver para esta zona da Ponte. Deus procura sempre alguém para trabalhar e evangelizar. Foi o que aconteceu por volta de 1966. No Coração do Bom Deus tudo já estava planeado há muito. Nos Seus desígnios, houve homens e mulheres da Ponte que, em verdadeira Missão, decidiram e lutaram para que a nossa Fé se celebrasse aqui.
A Ponte de Rio Tinto, como é conhecida esta zona da Paróquia, já nos idos anos sessenta tinha uma população numerosa. Embora a população fosse maioritariamente de raízes Católicas, a Igreja Paroquial ficava longe. Infelizmente, para aqueles que não tinham transporte próprio, esta era frequentada apenas em ocasiões como os batizados, casamentos ou funerais. A população Católica da Ponte dispersava-se, sendo que, na sua maioria, frequentava a Capela do Calvário no Cerco do Porto (Campanhã). 
Foi em Maio de 1967 que alguém decidiu ir falar com o então abade de Rio Tinto (o saudoso Sr. Padre António da Costa Leite) e sugerir a necessidade de dinamizar, reunir e evangelizar esta população. Ficou a tarefa de arranjar um local para celebrar a Eucaristia e, com o apoio do Pe. Costa Leite, apenas faltava a autorização do Sr. Bispo do Porto. Tal não se revelou difícil e, quanto ao local, foi cedida pelo proprietário uma garagem ao lado de onde atualmente se ergue a Capela. Tinha as condições mínimas. 

Logo se iniciou um longo trabalho pela presença do Reino de Deus ainda nesta Terra. Todos uniram esforços. Desde a nossa Paróquia de São Cristóvão de Rio Tinto à, então, Paróquia “experimental” de Nossa Senhora do Calvário (Cerco do Porto). Por exemplo, a imagem do Imaculado Coração de Maria que agora está na entrada da Capela foi oferta do pároco de Santo António das Antas. 
 A antiga capela (garagem)
A vinte e um de Julho de 1967 celebramos a primeira Eucaristia na garagem. Foi celebrada pelo Sr. Padre Manuel Dias, pois o Sr. Abade Costa Leite estava doente, e animada pelo grupo coral da Senhora do Calvário. Um sonho parecia começar a tornar-se realidade e, para nós, já foi muito bom. 

  
Apetece-nos perguntar em jeito de oração: ainda Te lembras, Senhor, das assembleias que se reuniam naquela garagem mesmo aqui ao lado? Como alguém dizia, um espaço tão parecido com aquele onde começou a Igreja de Roma, as catacumbas! Foi aí que o sim de alguns membros da Comunidade mudou o rumo de muitos e a Igreja de Homens e de pedra se começou a construir.

Continua....





Sem comentários:

Enviar um comentário