quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Catequese 1º ano

1º Domingo da Quaresma

EVANGELHO – Mc 1,12-15
Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto.
Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás.
Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O.
Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo:
«Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus.
Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».


Meditação: Ao dispor-se a cumprir integralmente o projecto de salvação que o Pai tinha para os homens, Jesus começou a construir um mundo novo, de harmonia, de justiça, de reconciliação, de amor e de paz. A esse mundo novo, Jesus chamava “Reino de Deus”. Nós aderimos a esse projecto e comprometemo-nos com ele, no dia em que escolhemos ser seguidores de Jesus.
O que vos propomos hoje, é que selemos esse compromisso imprimindo a nossa mão sobre esta fita lilás, que será depois colocada à volta da cruz, que nos vai acompanhar ao longo desta caminhada de Quaresma.

Oração: Senhor, não ficamos indiferentes à Tua proposta de amor, e queremos ser construtores do Teu Reino. A começar pela nossa casa, na nossa família, por aqueles que mais amamos, queremos ser testemunhas da Boa Nova que é a Tua Palavra.

Compromisso: Agora que dissemos a Jesus que queremos ser seus seguidores e construtores do Reino de Deus, é tempo de nos decidirmos a fazer algo em prol do nosso compromisso. O que vos propomos, de acordo com o que o Evangelho sugere, é que tal como Jesus façamos nós também jejum. Não o jejum da comida, da carne, não! Vamos fazer jejum da televisão à hora das refeições. Vamos fazer desse momento um ponto de encontro de toda a família, para que possam conversar sobre as suas coisas, o que fizeram bem, o que correu menos bem… e tantas outras coisas.





Sem comentários:

Enviar um comentário