segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014







Amai os vossos inimigos

O Evangelho deste Domingo recorda-nos que, ao aceitar o desafio de viver em comunhão com Deus, somos chamados a dar testemunho da vida de Deus diante de todos os nossos irmãos e a sermos um sinal vivo de Deus, do seu amor, da sua perfeição, da sua santidade, no meio do mundo.
Sugere que viver na dinâmica do “Reino” implica, não o cumprimento de ritos ou de leis, mas uma atitude nova, revolucionária, que resulta de um compromisso interior com Deus verdadeiramente assumido, e manifestado em atitudes concretas.
Jesus pede, aos que aceitaram embarcar na aventura do “Reino”, a superação de uma lógica de vingança, de responder na mesma moeda, e o assumir uma atitude pacífica de não resposta às provocações, que inverta a espiral de violência e que inaugure um novo espírito nas relações entre os homens. Jesus pede, também, aos participantes do “Reino” o amor a todos, inclusive aos inimigos, subvertendo completamente a lógica do mundo.

Como é que eu me situo face a isto? A minha atitude é a de quem não exclui nem discrimina ninguém, mesmo aqueles de quem não gosto, mesmo aqueles contra quem tenho razões de queixa, mesmo aqueles que não compreendo, mesmo aqueles que assumem atitudes opostas a tudo em que eu acredito?


“Ajuda-nos, Senhor, a construir um mundo novo, onde não tenham a última palavra o rancor e o ódio, mas o amor e o perdão”. 


Meditando para o 7º Domingo do tempo comum do ano A - Dehonianos



Sem comentários:

Enviar um comentário