sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Catequese 3º ano







A partir de fotografias da nossa visita ao Paulo, no ano passado, um doente da nossa comunidade acamado há já bastante tempo, reflectimos, esta semana, sobre a fragilidade de quem está doente e sofre a dor do corpo e da alma. 
Já todos nós, de alguma forma, experimentamos a doença ou conhecemos pessoas que, devido à doença não podem, como nós viver a vida normalmente, como nós a vivemos. 
Que atenção damos nós aos que estão doentes? 
Quando fomos visitar o Paulo sentimos muito bem o bem que lhe fizemos: o sorriso do seu rosto, guardamos bem na memória, a sua alegria transpareceu nas palavras que disse e no canto que com ele partilhamos. Nesta visita, experimentamos a alegria do Paulo mas também a nossa porque nos sentimos felizes por darmos um pouco da nossa atenção e cuidado por aqueles que estão doentes.
Visitar, oferecer um miminho, um beijo, um sorriso, a nossa presença e a nossa oração são gestos que estão ao nosso alcance e podemos fazer, para além de levar ao médico e ajudar nos tratamentos necessários á recuperação do doente.
Estes são os gestos de quem é de Cristo e, ao seu jeito, cura por dentro e por fora como curava Jesus. De Jesus e com Jesus nós amamos o doente porque o amor cura principalmente as doenças da alma: a solidão, o desespero, a desesperança, a tristeza…
 É neste amor que o doente encontra forças e alento para viver a doença de uma forma mais serena e confiante.
Mas, para além destes gestos, descobrimos que podemos fazer algo mais pelos doentes, algo que já há muito séculos os cristãos fazem. Foi Tiago, um grande amigo de Jesus, que nos explicou: 

“Se alguém está doente, chame os presbíteros da Igreja”.


Sim, devemos chamar o Sr. Padre para que visite o doente. Com o doente o Sr. Padre vai, através da Palavra de Deus, falar-lhe do amor de Deus Pai que, como sempre, está connosco em todos os momentos, nos bons e nos maus. Depois vai rezar por ele. Rezar ajuda o doente e as pessoas que com ele estão, dá-lhes mais força e coragem.
Seguidamente o Sr. Padre, com o óleo dos enfermos, unge o doente fazendo-lhes o sinal da cruz na testa e nas mãos. Com este gesto Jesus dá força e alivia o sofrimento do doente. E se o doente aceitar e receber todos estes gestos com fé, os seus pecados são-lhes perdoados. Todos estes gestos compõem o ritual do sacramento da” Unção dos enfermos”.
Este é um sacramento através do qual o doente experimenta o amor especial que Deus tem por eles. Anima-os e é uma grande ajuda na cura.
É claro que a proposta de Jesus para nós, esta semana, não podia ser outra senão a visita a alguém que sabemos estar doente ou se não conhecermos ninguém nestas condições, rezarmos pelos doentes de uma forma muito especial, pelo Paulo.


Beijinho e até amanhã.







Sem comentários:

Enviar um comentário