segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014







Apresentação de Jesus

 A “apresentação do Senhor” no Templo de Jerusalém revela que, desde o início da sua caminhada entre os homens, Jesus escolheu um caminho de total fidelidade aos mandamentos e aos projectos do Pai. Ao oferecer-Se a Deus em oblação, ao ser “consagrado” ao Pai, Jesus manifesta a sua disponibilidade para cumprir fiel e incondicionalmente o plano salvador do Pai até às últimas consequências, até ao dom total da própria vida em favor dos homens.
Jesus é-nos apresentado, como “a salvação colocada ao alcance de todos os povos”, a “luz para se revelar às nações e a glória de Israel”, o messias com uma proposta de libertação para todos os homens.
A sua divindade já se manifestava pela forma como Jesus crescia. Diz o Evangelho que o menino crescia em “sabedoria” e “graça”. Trata-se de atributos que lhe vêm do Pai.
Jesus é o Deus que vem ao encontro dos homens com uma missão que lhe foi confiada pelo Pai. E essa missão passa por levar os homens da escravidão para a liberdade e em apresentar a proposta de salvação de Deus a todos os povos da terra, mesmo àqueles que não pertencem tradicionalmente à comunidade do Povo de Deus.

 “Senhor, faz-me colaborador do projecto de vida e de felicidade que tens para a humanidade. Assim serei teu discípulo e construtor do teu Reino.”


Meditando para a Festa da Apresentação do Senhor - Ano A







Sem comentários:

Enviar um comentário