terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Catequese 2º ano






Os amigos de Jesus viam como Jesus rezava muitas. Antes de fazer alguma coisa, colocava nas mãos do Pai do Céu a sua “tarefa”. Depois, agradecia e louvava a Deus Pai pela Sua bondade. Rezava antes de comer, rezava pelos pequeninos, rezava …rezava …

 Eles viam que Jesus, por rezar tantas vezes a Deus seu Pai, ainda fazia as coisas muito melhor. Começaram a notar que era a oração que levava Jesus a ser muito mais amigo de todos, a fazer pelas pessoas coisas maravilhosas. Então, aproximaram-se de Jesus e deles disse um dia a Jesus:

“Senhor, ensina-nos a rezar”.

Nesta catequese também nós fizemos o mesmo pedido a Jesus. E, da mesma forma que Ele respondeu aos seus amigos, assim nos responde hoje a nós:

«Rezai, pois assim:” Pai Nosso que estais nos céus”»

Para rezarmos bem, para rezarmos como Jesus, não basta sabermos as orações de cor e repeti-las. É preciso muito mais. É preciso, acima de tudo, entendermos o que dizemos. Por isso Jesus, ao longo das próximas semanas, vai-nos explicar todas as frases desta oração maravilhosa, a mais importante, e que era a Sua preferida.

Jesus começa por nos dizer que nós podemos preocupar-nos com as coisas para viver: com a alimentação, o vestuário, a casa. São coisas necessárias e sem as quais não seriamos felizes.
Mas só isso não chega para sermos completamente felizes. Por exemplo, se os meninos e as meninas têm alimento, têm livros, têm brinquedos, podem ir à escola, mas não têm ninguém que os ame, que se interesse por eles, e em vez disso, tiverem alguém que até os despreza, não serão felizes.
Todavia, há alguns pais e mães que dão tanta coisa aos filhos, mas não têm tempo ou não o querem ter para estar com eles e os ajudar nas coisas da escola e da catequese, nos jogos e brincadeiras... Também há aqueles que só pensam nos seus filhos e não se importam com os outros. São pais só para os seus filhos. E aqueles meninos e meninas que não têm que comer, que vestir, quem os ame aqui na terra? Para evitar isso, isto é, para que todos, a começar pelos pais, dêem aos filhos mais do que o alimento e o vestuário e pensem também nas pessoas que pouco ou nada têm, foi para isso que Jesus nos disse:

“Qual de vós, se o seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Ora bem, se vós, sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está no Céu dará coisas boas àqueles que lhas pedirem.»

Jesus diz-nos que o Pai que está nos Céus dá coisas boas àqueles que lhe pedirem. Se os pais da terra, mesmo os maus, já dão algumas coisas boas aos seus filhos, o Pai que está nos Céus é muito, muito melhor. Ele só dá coisas boas: dá amor, carinho… e a todos!
Por isso dizemos que Ele é Pai Nosso, porque ama a todos sem excluir ninguém. E, dizemos que está nos Céus, porque nele só há amor.

Agradecidos por esta revelação de Jesus, rezamos a Deus Pai:

“Pai Nosso que estais nos Céus, obrigada pelo Teu grande amor por nós. Ajuda todos os pais a serem cada vez melhores.”



Para casa levamos como compromissos:
- Rezarmos ao Pai, agradecendo os pais e mães que Ele nos deu e o grande amor que nos têm;
- Pintar a primeira peça do puzzle com a oração do Pai Nosso, escrevendo a frase que Jesus nos ensinou hoje.


Boa semana, na companhia de Jesus …  





Sem comentários:

Enviar um comentário