terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

catequese 3º ano








Na catequese Litúrgica, conjunta e intergeracional realizada na Igreja de Santa Maria, neste sábado passado, percebemos que toda a liturgia é uma ação simbólica, que visa comunicar aquilo que Deus é, comunhão de pessoas. Por meio do símbolo, queremos captar Deus e relacionarmo-nos com ele.
Percebemos, os momentos e os três “cumprimentos” que fazemos, ou devemos fazer, na Igreja: o sinal da cruz, a inclinação e a genuflexão.


 Depois a Ana fez a apresentação e explorou, explicando, os espaços da igreja: Assembleia, o Presbitério do qual constam as duas mesas da Eucaristia, a mesa da palavra e a mesa Eucarística e a cadeira presidencial, e, num outro espaço, o coro.
A luz e a cruz têm um significado muito especial durante toda a Missa pois são sinal da presença de Jesus que na cruz se entregou a nós por amor e ressuscitou mais brilhante que o sol que ilumina a terra inteira. Como cristãos, recebemos, no batismo, esta luz que nos orienta a vivermos praticando as obras da luz, aquelas que Jesus praticou e nos tem vindo a ensinar na catequese.
O Ano litúrgico estabelecido pela Igreja para o rito romano, está dividido em tempos litúrgicos: o de Advento e Natal, o da Quaresma e Páscoa e o Comum. A cada um destes tempos corresponde uma cor que significam a alegria, ressurreição, pureza, Espírito santo, paixão de Cristo, crescimento, esperança, penitencia, luto…
Para a distinção de serviços na liturgia, cada participante tem um vestuário próprio que o distingue dos outros. A Alva branca é a veste comum a todos, distinguindo-se depois para a celebração da Missa em que os acólitos usam só a alva, o Padre usa por cima da alva uma estola em volta do pescoço e a casula. O diácono usa, por cima da alva, uma estola a tiracolo. A casula e a estola variam de cor de acordo com o tempo litúrgico.

Com a ajuda das mães preparamos o altar com todo a carinho, próprio de mães que preparam a mesa para os filhos que, á sua volta, querem partilhar a vida. As alfaias foram surgindo e explicadas a sua utilidade e significado.











Os meninos estavam muito atentos pois agora, podem ver com outros olhos todos os gestos e símbolos que o Sr Padre, utiliza ao preparar a mesa Eucarística, a mesa onde se celebra a Eucaristia. Nela acontece a transformação do Pão e do Vinho em corpo e sangue de Jesus. É neste momento que acontece o mistério da presença de Jesus na Eucaristia.

Em cada Igreja existe um lugar muito especial, o Sacrário. É o lugar onde se guardam as hóstias consagradas na celebração litúrgica Ali está Jesus. Perante o Sacrário podemos adorar a Jesus que, nas palavras de Bento XVI é “um abraço com Jesus no qual eu digo “Eu sou teu e peço-te que estejas também Tu sempre comigo”
E foi isso que fizemos, de joelhos, de olhos postos no Sacrário, dissemos a Jesus que queremos ser seus amigos, e agradecemos a forma tão bonita de se tornar presente no Pão Eucarístico, alimento que nos dá força para sermos cada vez mais seus amigos de verdade.
E foi a cantar que terminamos este encontro dizendo o quanto estamos felizes por sermos de Jesus. 
No ano em que vamos receber e celebrar o sacramento da Eucaristia, faz todo o sentido perceber os seus ritos e a sua linguagem simbólica nunca esquecendo o mais importante, aquele que celebramos: o nosso amigo Jesus!


Tenham uma boa semana na companhia de Jesus







Sem comentários:

Enviar um comentário