terça-feira, 27 de outubro de 2015

catequese 5º ano









“Deus tem um projecto para a humanidade, Ele conduz a história de cada pessoa"


Começamos a catequese com dinâmica dos corações. O objectivo era procurar a metade que completava uma parte do coração que cada um tinha. Depois, dois a dois partilharam o seu maior sonho e as dificuldades que sentiam para o colocar em prática.

Com esta dinamica aproximamo-nos uns dos outros, demo-nos a conhecer melhor no sentido de maior crescimento na amizade.

Apesar das diferenças, todos temos sonhos e projectos para a nossa vida. Sonhos que nos realizam e fazem feliz. Colocar em prática esses sonhos é um desafio constante na nossa vida, as dificuldades surgem, o desânimo...
A história de José, o rei dos sonhos fala disso mesmo e podemos relê-la no livro dos Génesis no capítulo 37.
A vida de José não foi nada fácil, foi vendido pelos irmãos, acusado injustamente e preso. Mas das coisas más que lhe aconteceram muito bem foi feito. Em vez da revolta, José escolheu o perdão, a justiça, a bondade, a tolerância a honestidade. A força para viver o caminho do bem veio-lhe da certeza de saber que Deus estava com ele, sem nunca o abandonar. A fé em Deus ajudou-o a ultrapassar as dificuldades da sua vida e ver nelas novas oportunidades de ser feliz.

José tinha o dom de saber desvendar os sonhos e foi bom a concretizar o sonho de alguém que já conhecemos: Deus Pai! Sim, Deus Pai também tem um sonho, um projecto de felicidade para a humanidade. Ele tem um projecto muito bem defenido para que cada um de nós seja feliz, um plano de salvação!
Deus convida-nos a participar na concretização do seu projecto. Se conseguirmos, como José, por em prática esse projecto, sendo fieis aos valores de Deus, seremos uma benção de Deus no meio do mundo pois estaremos a construir um mundo mais bonito e feliz.
Certo que não será fácil mas, mais certo, é a certeza de que Deus que está connnosco, ele conduz a história de cada um sendo companhia nos momentos bons e nos maus também.

Para continuarmos a descobrir como Deus vai concretizando o seu projecto, ao longo deste ano, vamos ter na nossa catequese uma barra cronológica onde iremos, semana a semana, afixando os passos que formos dando no sentido de termos uma vida que valha a pena ser vivida: plena, feliz!

Durante a semana escolhemos uma das atitudes de José para colocarmos em prática. Mereceremos inscrever o nosso nome na nossa barra?

Temos uma semana para o merecer, não esqueçam: Deus não abandona!










Sem comentários:

Enviar um comentário