segunda-feira, 12 de outubro de 2015




“Vende tudo o que tens, depois, vem e segue-Me.”


«Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me».

Jesus, constatando a sinceridade do homem, lança-lhe um olhar de simpatia e um triplo convite radical: vender tudo o que tem, dar esse dinheiro aos pobres e segui-lo, para conseguir um ‘tesouro no Céu’, ou seja, a vida em plenitude. Mas perante tal radicalidade e por causa da sua riqueza, o homem que antes de aproximara de Jesus a correr, agora se retira de semblante anuviado.

Deixar tudo para o seguir. Tudo o que é supérfluo. Tudo o que não faz falta. Porque nos basta uma coisa: Cristo Jesus, a sua causa (o Reino) e a sua Mensagem (o Evangelho). Aquilo que se dá recebe-se depois, enriquecido e ampliado. Uma alegria profunda uma segurança e uma paz inesperada tornam-se “já” (aqui e agora) realidade, a herança permanente de quem se esvaziou de todas as coisas que “pesam” para se “encher” de Jesus e do seu Evangelho. Esta é a nossa missão e a nossa tarefa. Também tu estás disposto a deixar tudo para O seguir?
Mais que vender e dar, o que Jesus espera de ti é desprendimento para mais livre te relacionares com ele, para segui-lo.

Sabes bem, Senhor, que tenho dificuldades em viver a tua radicalidade. Conheces o meu pecado, as minhas debilidades e a minha pequenez. Mas quero confiar em ti. Aumenta a minha fé e faz que compreenda que és tu quem, com a minha colaboração, me salvas e me dás a vida que anseio.



Meditando para 28º Domingo do tempo comum do ano B - Abc da catequese (Adpatado)



Sem comentários:

Enviar um comentário