quarta-feira, 7 de outubro de 2015





No passado sábado demos o arranque do ano catequético com um encontro com pais. O tema de fundo foi, “catequese celebração de fé” desenvolvido pelo nosso amigo Noé, missionário da Verbem Dei. Vinha ele munido de escrita preparada quando, na voz dele, se deparou com muitos meninos da catequese. Achou por bem deixar de lado a sua escrita e espontaneamente partilhou connosco, de forma simples e muito alegre, a fé como festa constante e que, por ser festa, deve ser celebrada constantemente com muita alegria. A catequese deve ser encontro alegre com Jesus que chama cada criança a uma relação próxima e o catequista é o testemunho real desta relação proxima com Jesus. Dizia o Noé que da catequese dele se lembra da dificuldade que a catequista tinha em “gerir” um grupo de meninos muito irrequietos, e das lágrimas que teimavam aparecer diante desta dificuldade mas lembra, acima de tudo, que na semana seguinte lá estava ela, de novo, certa de que valia a pena propor a razão da sua Fé: Jesus.
E são estes pequenos gestos, sejam eles dos pais, catequistas ou amigos que falam, mais do que muitas palavras, do amor de um Deus próximo pelo qual vale a pena fazer festa e celebrar em catequese ou não fosse o amor motivo de festa!


O encontro continuou com os aspectos prático da catequese: plano para este ano e horários de catequese e respectivos catequistas.

Depois foi momento de pequeno encontro de cada grupo com o seu catequista para acertar agulhas e matar saudades.

Terminamos este encontro na Eucaristia onde em comunidade e diante de Deus os pais renovaram compromisso dizendo:

Senhor Jesus!

Nós, pais das crianças e adolescentes da comunidade da Ponte, queremos hoje, diante de Ti e de todos os presentes, renovar o nosso compromisso de educar na fé os nossos filhos.

Sabemos que o encontro e a amizade com Jesus, os fará crescer felizes e construtores de um mundo onde reine a Paz, o Amor e a Alegria de Deus, por isso, no inicio de mais um ano catequético, queremos dizer-Te de todo o coração, que podes contar connosco para acompanhar ativamente, passo a passo, a caminhada na catequese dos nossos filhos.

Comprometemo-nos também a fazer das nossas famílias, um lar onde se vive no amor de Deus, em que se reza e se celebra e eucaristia em comunidade, vivendo a fé de uma forma mais completa.

Sabemos que não estamos sós nesta nossa missão e que para assumir esta responsabilidade, contamos com a ajuda do Espirito Santo, a presença de Jesus, a bênção do Pai, a proteção de Maria, o testemunho e colaboração da comunidade e a dedicação e empenho dos catequistas.

Que o Deus Trindade faça de nós um instrumento do seu amor e da sua palavra.



Sem comentários:

Enviar um comentário