quinta-feira, 27 de abril de 2017

Catequese 6º ano








Na catequese desta semana começamos por tentar fazer um castelo de cartas. Foi difícil. Qualquer toque, aragem ou “tremura” fazia desabar o que, com tanto jeitinho, procurávamos fazer.
Lembramos os tantos castelos de areia que tentamos fazer, quando eramos pequeninos, e que a força da água fez cair.
Há forças difíceis de contornar!
O Reino de Deus é como a força da água, que chega a todo o lado e que passa facilmente por cima dos frágeis muros de areia que as pessoas constroem para a impedir de aparecer.
Os que mataram Jesus pensaram que, com Ele, tinham morto o reino de Deus, tudo tinha terminado no sepulcro… mas isso não aconteceu.


Na manhã do Domingo seguinte, percebeu-se que a morte não tinha conseguido vencer Jesus.
Às mulheres que foram ao túmulo e o viram vazio, foi-lhes explicado o que tinha acontecido durante a noite: Jesus está vivo! Ressuscitou!
Quem quiser encontrar-se com Ele, não pode ir procurá-lo entre os mortos, pois Deus não deixou que a maldade ganhasse e ressuscitou o seu Filho. Diante de Deus e da Sua força, os planos maus dos homens são como a areia que a água vence e arrasta com toda a facilidade.
Diante desta notícia tão boa, estas mulheres não ficaram caladas e correram a contar aos discípulos de Jesus que também fizeram a experiência de se encontrarem com Jesus vivo.
Aqueles que condenaram e mataram Jesus pensaram que podiam acabar com o Reino de Deus, mas, o Reino – esse mundo novo que Jesus nos veio ensinar a construir – vem de Deus e tem a força de Deus; e, por isso, nenhum homem ou mulher o consegue parar.
Dizer que Jesus ressuscitou, significa que o Reino de Deus não morreu, está vivo, está a construir-se através dos seus discípulos, que somos nós e todos os cristãos.
É nos gestos de amor, de partilha, de serviço de encontro que encontramos Jesus vivo a transformar e a renovar o mundo. Se for este o nosso agir, quem procura Cristo encontra-o em nós.
Terminamos a catequese a agradecer a Jesus a Sua ressurreição e a pedir-lhe que nos dê forças para continuarmos, com Ele a construir o Seu Reino.

Boa semana e até sábado😏🙂🙂



Sem comentários:

Enviar um comentário