quinta-feira, 2 de novembro de 2017

                             

                                          2º Ano de Catequese

Na semana passada, levamos para casa o compromisso de entrevistar um adulto, de preferência o pai ou a mãe. A entrevista era composta por uma única questão:

O que admiras mais em Jesus?

E as respostas foram surpreendentes:
- A sua capacidade de perdoar
- A força que nos dá nos momentos mais difíceis
- A sua bondade
- O seu grande amor por nós
 Certamente que quem admira assim Jesus e se esforça por O procurará amar os outros ao jeito de Jesus.


O que terá Jesus que o faz ser a pessoa tão especial que é? A resposta é a Bíblia que nos dá.
A história da catequese passada, contou-nos que os amigos de Jesus se sentiam tão bem com Ele, no alto do monte, que até queriam fazer tendas para lá ficar. Continuando a história, ficamos a saber que, quando eles estavam a fazer essa proposta a Jesus, formou-se uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvem fez-se ouvir uma voz:

«Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o» (Mc 9, 7)

Esta voz que se fez ouvir era a voz de Deus Pai, que por nos amar muito criou tudo para nós e deu-nos o Seu próprio filho, Jesus.
Não há ninguém que conheça melhor o Pai senão o Filho. Por isso, através de Jesus ficamos a conhecer o amor de Deus por cada um de nós e a Sua vontade. Esta é a razão por que Jesus é tão especial: é o Filho de Deus que devemos escutar.




Escutando as palavras de Jesus pudemos pô-las em prática ou não. Mas Ele próprio nos diz:

«Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 26Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.» (Mt 7, 24-27)

Jesus comparou as pessoas que põem a Palavra em prática às pessoas espertas e inteligentes que constroem uma casa em cima de rocha firme. Vem a chuva, o mau tempo, o vento e a casa não cai. Mas senão fazemos o que Jesus nos ensina somos como aqueles que constroem a casa
em cima da areia, vem o mau tempo e ela cai. Isto quer dizer que se escutarmos Jesus e fizermos o que ele nos ensina, seremos pessoas mais confiantes, mais fortes e não nos deixamos abater nem desanimamos por tudo e por nada, porque estamos unidas a Jesus e sabemos que Ele nos ajuda e protege.

Viemos para a catequese porque gostamos de escutar Jesus e queremos segui-Lo e pôr em prática a sua Palavra. Num gesto sentido, fomos junto do Sacrário, onde Jesus está sempre à nossa espera e depositamos uma flor junto da Bíblia. A cantar, dissemos a Jesus queremos escutar a Sua Palavra. Uma palavra de amor que queremos ter sempre presente na nossa vida.






Para casa levamos o compromisso de ler a Bíblia ou, para quem não tem a bíblia em casa, ler o catecismo, em família e reflectirem juntos sobre o que Jesus nos quer dizer.


Boa semana, com Jesus no coração, e até sábado…. 



Sem comentários:

Enviar um comentário