quarta-feira, 22 de novembro de 2017



                                              Catequese 2º Ano 

                         EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA

Estas foram as palavras que Jesus nos deixou na catequese passada. Ele é o caminho para percorrermos, é a verdade para sermos felizes. Ele é a nossa vida. Por isso vimos à catequese para O conhecermos melhor e para seguir a Sua Palavra.

Foi Jesus que nos juntou no ano passado quando, pela primeira vez, viemos à catequese. A partir daí formamos um grupo de amigos e sentimos que é bom estarmos juntos.


É bom estarmos juntos, é bom sorrir, cantar, é bom viver em Deus. É bom estarmos juntos e sermos tão amigos que até nos chamamos irmãos. Esta descoberta já a tínhamos feito no 1º Ano e quisemos relembrar o que Jesus nos tinha ensinado.

O mais importante ficou gravado no coração:

- Jesus gosta de mim,

- tem um grande amor por cada um de nós,

- deixou-nos Sua Mãe, Maria,

- gostava de falar com o Pai do Céu

- deu a vida por nós.

Muitas mais coisas teríamos para recordar, mas as que não foram ditas decerto que estarão num cantinho do coração e para a próxima vão ser lembradas. Uma coisa é certa, aprendemos tantas coisas acerca de Jesus, aqui na catequese e quando vamos à missa, e é muito bom conhecer Jesus e saber que estamos com Ele. É tão importante o que Ele nos diz, que todos tínhamos presentes tudo o que Ele nos ensinou neste 2º ano.

No alto do monte Tabor os discípulos de Jesus ouviram a voz de Deus Pai:

“Este é o meu Filho muito amado. Escutai-O”
Deus diz-nos para escutarmos Jesus, o seu Filho muito amado. O que teria Jesus para nos dizer?

«Felizes os olhos que vêem o que estais a ver. 24Porque - digo-vos - muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram!»

Estas palavras foram dirigidas aos Seus discípulos. Muitos profetas e reis quiseram conhecer Jesus mas nunca o chegaram a conhecer, porque viveram antes de Jesus. Mas os discípulos estavam ali com Jesus, a vê-Lo e a escuta-Lo, por isso eram felizes.

Estas palavras são também dirigidas a nós. Sempre que escutamos as palavras de Jesus que estão na Bíblia, ficamos a conhecer melhor Jesus. E ficamos a conhecê-lo tão bem como se O estivéssemos a ver.

Por isso somos mais felizes do que os profetas e os reis que viveram antes de Jesus e não tiveram a oportunidade de O conhecer nem de O escutar.

Somos mais felizes por conhecer Jesus que queremos vir sempre à catequese, para estarmos com os nossos amigos e para conhecermos mais sobre Jesus.

Mas, para que esta felicidade não acabe, temos que estar sempre unidos a Jesus através da oração. Rezar é falar com Jesus, é torna-Lo presente na nossa vida e dizer-Lhe:

                                       Jesus, eu creio em Ti



Em casa, vamos fazer o que nos propõe o catecismo na página 29, e vamos pensar como Jesus é importante para nós, como somos mais felizes por temos Jesus no nosso coração.

Bom “trabalho” e até para a semana 😉

Sem comentários:

Enviar um comentário