segunda-feira, 13 de novembro de 2017


                            Meditando 32º Domingo Comum - Ano A

                        «Vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora.»


No Evangelho desta semana, a comparação às dez virgens leva-nos à dimensão comunitária; não nos aparece a esposa, mas um grupo, uma comunidade cristã que avança e vai ao encontro do Esposo. E neste partir ao encontro, cada cristão é chamado, interpelado e convidado a vigiar, a preparar o encontro com o Senhor. Ele chama e prometeu o encontro, mas nenhuma comunidade, nenhum cristão sabe como virá, de que parte chegará e a que hora aparecerá. Não resta mais que esperar com a lâmpada da própria fé acesa, alimentando-a com o azeite do amor e da esperança que faz caminhar a comunidade. O único instrumento que manifesta, apesar da noite, o desejo do encontro é aquela luz débil que cada um pessoalmente possui e que se preocupa em manter acesa. A espera da vinda do Senhor faz-se em comunidade e não basta pertencer a ela, é preciso agir e viver a partir da fé e do verdadeiro amor.

Senhor,

Que as minhas ações e as minhas palavras, a sejam uma lâmpada acesa que ilumina o caminho da minha comunidade, da minha família, dos meus amigos, dos meus colegas de escola e de trabalho; ajuda-me a ser presença profética, que não se entrega aos sinais das trevas, mas sabe descobrir e indicar o caminho do bem.


                                                                    Capela da Ponte de Rio Tinto


Sem comentários:

Enviar um comentário