quinta-feira, 26 de abril de 2018


Catequese 7º/8º Ano



       Em que medida Cristo, com a sua morte e ressurreição, nos pode ajudar a transformar o mal no bem, a passar do desânimo à esperança?

       Foi a questão que levamos para casa na semana passada. À luz da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef. 1, 17-23) fomos comparar respostas.

       A partir do nosso batismo passámos a ser pessoas de esperança. Pessoas que não se deixam desanimar e não desistem perante as adversidades, sejam elas quais forem.

       É sobretudo no coração que se situa a esperança e é por ele que passa a força que não nos deixa desanimar. É por ele que passa … o FUNDAMENTO DA NOSSA ESPERANÇA.

       Com a sua morte e ressurreição, Jesus mostrou que é possível vencer o mal e isto é algo que nós os cristãos queremos vencer diariamente. O caminho que Jesus nos mostrou foi o do amor. Boa notícia: O triunfo do amor é possível?

       Esta é a força da esperança. É o amor que não nos deixa sucumbir perante qualquer adversidade. É perante o mal que se sofre, que o amor desperta, com mais intensidade.

       É a Palavra de Deus, os Seus sacramentos e o Seu amor que nos ajuda a viver uns para os outros e é nesse amor que mais experimentamos e criamos esperança.

       Se olharmos com atenção á nossa volta vemos esse amor que vence as maiores dificuldades nos nossos pais, avós, amigos, associações de voluntariado…. verdadeiras testemunhas de Jesus ressuscitado como fonte de alegria e esperança.

       Procuremos nós, também, ser sinal de esperança para os outros indo ao encontro daqueles que vivem situações de desânimo e desespero: um telefonema… uma mensagem…. Um sorriso…. Um abraço…. Um olhar….


       Até sábado ☺



Sem comentários:

Enviar um comentário