segunda-feira, 30 de abril de 2018



Meditando 5º Domingo da Páscoa - Ano B


“Quem permanece em Mim e Eu nele dá muito fruto”



       Meditar as Palavras de Jesus sobre a videira e os ramos significa refletir sobre a relação que nos une com ele em sua dimensão mais profunda: Eu sou a videira; vós, os ramos.

       No batismo, fomos inseridos e enxertados em Cristo tornamo-nos ramos da verdadeira vide. Qual é, portanto, nosso papel de ramos?

       João, como vimos, tem um verbo predileto para expressar esta unidade: “permanecer”.

       Permanecer unidos à videira significa, antes de tudo, não abandonar os compromissos assumidos no batismo. Permanecer em Cristo significa, permanecer em “seu amor”. Primeiro no amor que ele tem por nós, mais do que o amor nosso por ele; significa, por isso, permitir que ele nos ame, que nos passe sua “linfa”, que é seu Espírito, evitando colocar entre nós e Ele os obstáculos da autossuficiência, da indiferença e do pecado.

       Crescer para produzir frutos de boas obras implica deixar-se podar para eliminar os brotos supérfluos e parasitários (os desejos e apegos desordenados), para que concentre toda sua energia numa só direção e assim se cresça de verdade.

       Perdão Senhor pelas vezes que não quis permanecer em ti. Obrigado porque de novo me acolhes e me convidas a permanecer em Ti.


Capela da Ponte de Rio Tinto





Sem comentários:

Enviar um comentário