Meditando 3º Domingo da Páscoa - Ano B
Companheiro de viagem
O Evangelho desta semana contém elementos que integram a narrativa dos discípulos de Emaús: a aparição física de Jesus ressuscitado e o não reconhecimento por parte dos discípulos. A sua experiência de caminho com o Ressuscitado, o sentido das palavras reveladoras sobre a paixão e morte, que por Ele foram explicadas como necessárias, e a fracção do pão, sinal pelo qual entenderam quem era realmente o companheiro de viagem.
Aqueles discípulos que tinham saído desanimados e desiludidos de Jerusalém depois da morte de Jesus, regressam convertidos pela experiência de encontro com o Ressuscitado, que se faz presente, explica-lhes as Escrituras e reparte o pão. A vida dos dois foi transformada naquele encontro: sentem-se amados, perdoados, renovados e regressam para dar testemunho.
Quantos passos dou, desiludido e acabrunhado, sem ter presente a admirável presença de Jesus a meu lado?! Do abismo da desilusão, das mortes em que nos encontramos, só o encontro com Jesus pode estabelecer um novo início, de vida, de confiança e de esperança.
Senhor, que eu Te escute e Te reconheça presença constante no caminho da minha vida.
Capela da Ponte de Rio Tinto
Sem comentários:
Enviar um comentário