segunda-feira, 13 de abril de 2009

Catequese 2º ano

Esta catequese foi diferente e por isso merece uma nota introdutória.
Recebemos, neste dia, de coração aberto e sorriso nos lábios, os meninos da Venda Nova.
Esta, foi uma experiência enriquecedora pois o espírito de comunidade fez-se sentir entre nós. Participamos de seguida na Eucaristia de Domingo de Ramos, de forma festiva e participativa, acolhendo da melhor forma os nossos convidados: COM JESUS PRESENTE NA EUCARISTIA.


Jesus deu a vida por nós!

Assim, nós nos mostramos gratos a Jesus, porque nesta catequese compreendemos que Jesus deu a Sua vida por todos. Mas não morreu, antes mataram-no e isso foi mau, fez doer muito. Jesus teve dores físicas e da alma e até perguntou ao Seu Pai se não queria afastar Dele aquela provação… Foram os homens que o mataram.

Sentiu-Se triste. Sabia que aquela era a última vez que ia comer com os seus amigos especiais, os discípulos, na última ceia, aquela também em que o Nosso Jesus lhes lavou os pés em sinal de humildade, Ele que é O Filho de Deus…

No Monte das Oliveiras para onde foi depois de comer, Jesus esteve mesmo mesmo para fugir dali. Tinha tanto medo, sentia-se de rastos. Mas como no Pai-Nosso, “seja feita a Vossa vontade”, Ele fez a vontade do Seu querido Pai.

Foi preso e Pediu perdão pelos que Lhe bateram, Lhe cuspiram, gozaram com Ele, O humilharam; Como no Pai-Nosso, “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Jesus pede perdão por nós, pelas vezes em que não somos capazes de perdoar.

E mataram-No na Cruz. E Ele deixou-se morrer completamente entregue a Seu Pai: “Pai nas Tuas mãos entrego o Meu espírito”. E por esta altura entenderam: Jesus era de Deus.

Agradecer a Jesus é agora o que nos resta fazer. Agradecer adorando-O na cruz onde Deu a vida por nós. É como se a sua cruz passasse para o nosso corpo, para a nossa vida e assim aliviamos um pouquinho esse sofrimento que o Jesus nosso irmão ali sofreu. Dizemos-lhe: Olha, como Te admiro e Amo oh meu Jesus querido!

Nessa conversa serena, meiguinha, com Ele a sorrir para nós, damo-nos as mãos e rezamos a oração que Ele mesmo rezou: Pai-Nosso que estais no Céu…

Fica aqui o nosso agradecimento à Cristina (catequista da V. Nova) que escreveu esta informação catequética semanal.
Beijinhos e até Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário