segunda-feira, 27 de abril de 2009

Catequese 2º Ano

Porque somos baptizados? O que faz o Baptismo em nós?

Foram estas perguntas a que os nossos meninos tentaram responder. E quem melhor que um dos maiores amigos de Jesus que foi Paulo para nos ajudar a responder?
S.Paulo explicou-nos então que ao sermos baptizados, passávamos a ser filhos de Deus em Cristo Jesus, mediante a fé, porque ficamos revestidos de Cristo

Revestidos de Cristo? Que frase tão complicada… Mas não, eles perceberam que para este “revestimento” contribuem dois dos ritos do Baptismo: a água e a veste branca.
A água que nos vai limpar daquelas maldades e daqueles pecados que não nos deixam ser amigos de Jesus, e as vestes brancas, porque o branco faz-nos lembrar a luz, a luz de Cristo Ressuscitado.

Recordamos ainda o dia do nosso Baptismo, e simbolicamente todos fomos junto dum recipiente com água a representar a Pia Baptismal, dizer depois de molhar a ponta dos dedos e fazer o Sinal da Cruz: “Eu (nome) estou baptizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
Foi muito bonito e todos eles ficaram felizes.

Como tarefa para o próximo Sábado, ficaram de preencher a ficha do catecismo todinha: A data do baptismo, quem os baptizou, o nome dos padrinhos, etc..


Queridos Pais
A maioria dos pais que pedem o baptismo para os seus filhos, quando se lhes pergunta: Porque querem baptizar? Respondem simplesmente: - porque somos baptizados. E à pergunta: Para quê? Ficam muito embaraçados.

É a expressão de uma Fé pouco assumida e nada esclarecida.

Quando se pergunta aos padrinhos pelo seu papel, reparamos que menos esclarecidos estão.
Ora quando não se sabe, não se faz. Por consequência os padrinhos não chegam a servir para nada.
Os pais assumem compromissos no casamento cristão e no baptismo, que muitas vezes não cumprem. Prometeram a educação dos filhos, sendo os principais catequistas; não só não a iniciam, como na altura da Catequese não os acompanham com a sua ajuda e interesse. Daí as grandes dificuldades que nós catequistas sentimos.

Transmitir a Fé aos filhos, com a ajuda de outras pessoas e instituições como a paróquia, a escola ou a catequese é uma responsabilidade que os pais não podem esquecer, nem descuidar. Os pais são os primeiros responsáveis da educação dos filhos e os primeiros anunciadores da Fé.
É vosso dever ensinar que o Reino de Deus é um tesouro, uma pedra preciosa… mas não basta encontrar o tesouro, é preciso conquistá-lo. É preciso envolver-se.

Beijinhos e até Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário