quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Catequese 4º ano




Aprender a manejar e ler a Bíblia e descobrir o programa messiânico que Jesus apresenta, servindo-se do Antigo testamento, é o objectivo deste período.

Começamos, esta semana, por apresentar aos meninos algumas orientações práticas para um primeiro manuseamento da Bíblia.
A Bíblia é um conjunto de 73 livros e está dividida em duas grandes partes: Antigo e Novo Testamento, com 46 e 27 livros respectivamente.
 
Diante desta citação, “Jo 1, 1-5.9-14”
os meninos foram convidados a interpretá-la e localizá-la na sua própria Bíblia. Ficaram a saber que a sigla “Jo” indica o Evangelho segundo S. João e que, quando não souberem o que significa a sigla, devem consultar o índice existente na Bíblia.



O Número 1 indica o capítulo e, imediatamente a seguir à vírgula, vêm os versículos, neste caso, versículos 1 a 5 e os versículos 9 a 14.
Na Bíblia os capítulos são os números maiores no canto superior esquerdo e os versículos são os números pequeninos que vão aparecendo ao longo do texto.
Estas citações permitem-nos consultar a Bíblia com mais rapidez.
Para ler a Palavra de Deus precisamos de ler com a nossa inteligência mas acima de tudo com o nosso coração e Jesus ensinou-nos a lê-la. Também Ele lia o Antigo Testamento, os livros que existiam na época, quando ia à sinagoga tal como naquele 1º sábado, depois de ter recebido o Baptismo e ter voltado à sua terra.

“Lc4, 14-21”

Conta-nos Lucas que, depois de ter desenrolado o livro, Jesus leu o livro do profeta Isaías onde se cumpria, ali mesmo, a passagem da Escritura acabada de ouvir. Jesus era o Ungido pelo Espírito Santo e que por isso tinha muito mais força e sabedoria para cumprir o que Deus queria d’ Ele.
Ele veio para trazer a boa Nova aos pobres de tudo, de liberdade, de visão, veio libertar os explorados e oprimidos pelo pecado e… que boa notícia!... veio dar inicio a um tempo novo, de muita alegria.



O “Hoje” concretizado naquele momento por Jesus, é o “hoje” de uma coisa que fica para a vida inteira. Fica sempre connosco. São os dias em que Jesus fez realmente o que o Profeta Isaías escreveu, e o que Ele continua "hoje" a fazer.
É tão importante esta palavra, “Hoje”, que ela aparece várias vezes na Bíblia e os meninos, divididos por grupos, verificaram isso mesmo consultando as Bíblias com a ajuda de várias citações de Lucas que lhes foram fornecidas.

Para casa, na folhinha “ A Palavra de Deus na minha vida” os meninos vão consultar as mesmas passagens Bíblicas e descobrir alguma coisa de hoje que seja parecido com o que S. Lucas conta em cada texto referindo que se cumpriu hoje o que Deus diz na Sagrada Escritura.


Até Sábado e bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário