segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

“O Reino de Deus está próximo!”


O profeta Isaías fala-nos de uma luz que virá tirar o povo das trevas. Confiante na Fidelidade de Deus, anuncia que os poderes dos homens não são para sempre e, por isso, já se pode começar a esperar a libertação.
Essa luz, sinal do poder libertador de Deus em favor do Seu Povo, é Jesus de Nazaré. Este, tendo conhecimento da prisão de João Baptista, dá início à sua missão anunciando:

“Convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo!”

É Jesus a “proximidade” deste Reino, é a “aproximação” definitiva de Deus! Jesus é a inauguração do Reino de Deus. Ele é a “alternativa” para a construção do mundo novo que se chama Reino de Deus. Para entendermos e entrarmos nesta lógica do Reino é preciso mudar, renovar-se, renascer. É isso que significa o apelo de Jesus: “Convertei-vos”, para acolher a proximidade de Deus.
Converter-se é construir a vida sobre o Amor, seguindo as pegadas de Jesus: acreditar no que Ele acreditou; dar importância ao que Ele deu; defender a causa como Ele a defendeu; olhar os homens como Ele os olhou; aproximar-se dos necessitados como Ele o fez; confiar no Pai como Ele confiou; enfrentar a vida com a mesma esperança com que Ele a enfrentou.
“Vinde, e sereis pescadores de Homens!”

O Reino de Deus não é acção de um homem isolado. Assim, a Sua primeira acção é escolher discípulos, formar comunidade. Porque é na Comunhão que o Reino de Deus acontece. O Reino de Deus realiza-se progressivamente na construção da Comunhão fraterna que liberta as pessoas dos seus egoísmos e as cura das suas solidões.

Meditando III Domingo Tempo Comum Ano A

Sem comentários:

Enviar um comentário