quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


A pedra no caminho...



Era uma vez um rei que vivia num país distante, há muito tempo.Ele era um homem sábio e não poupava esforços para ensinar bons hábitos ao povo. Frequentemente esse rei fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis, mas tudo o que ele fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador.O rei dizia que nada de bom pode vir a uma nação cujo povo reclama tudo e espera que outros resolvam os problemas.

Numa noite, enquanto todos dormiam, o rei pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois, foi esconder-se atrás de uma cerca, e esperou para ver o que acontecia.
O dia amanheceu e apareceu na estrada um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes. Ao ver a pedra, o homem ficou aborrecido e disse, enquanto se desviava da pedra“Quem já viu tamanho descuido? Por é que esses preguiçosos não mandam retirar essa pedra da estrada?” O fazendeiro foi embora a reclamar a inutilidade dos outros, mas sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra. Depois, um jovem soldado vinha a cantar pela estrada e pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra e não viu a pedra. O soldado tropeçou nela e estatelou-se no chão poeirento. O rapaz ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa e também praguejou e reclamou acerca dos preguiçosos que deixaram aquele pedra ali.O jovem foi embora furioso sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra do caminho. E assim correu o dia...
Todos que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra no meio da estrada, mas ninguém tirava a pedra do caminho. Finalmente, ao cair da noite, a filha do dono do moinho da cidade, passou pela pedra. Era uma jovem trabalhadora e estava cansada, já que desde cedo andava ocupada no moinho, mesmo assim, ao ver a pedra disse para si mesma: “Já está a escurecer alguém pode tropeçar nesta pedra e ferir-se gravemente, vou tirá-la do caminho.” Então a moça tentou arrastar a pedra dali. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar.
Então, para sua surpresa, a jovem encontrou uma caixa debaixo da pedra. Ela ergueu a caixa com dificuldade, já que era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa da caixa os seguintes dizeres: "esta caixa pertence a quem retirar a pedra". Ela abriu e descobriu que estava cheia de ouro.
Então o rei, finalmente, apareceu e disse com carinho: “Minha filha, com frequência encontramos obstáculos e fardos no caminho. Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles, se assim preferimos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam. A decepção, normalmente, é o preço da preguiça.”
O sábio rei montou em seu cavalo e, com um delicado boa noite, foi embora. A moça esforçada e trabalhadora ficou rica.


A Mensagem que fica é que Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria e não empurra para os outros as responsabilidades das coisas más que acontecem.Pedras no caminho, todos têm mas o importante é saber removê-las com as próprias mãos.


(Autor desconhecido)



Sem comentários:

Enviar um comentário