terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Catequese 4º ano


O Pentateuco é o primeiro livro da Bíblia e, como a própria palavra o diz, são cinco os livros que o compõem: Géneses, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio. Este é um livro que nos fala das origens do Povo de Deus e da forma como Deus se foi revelando a este povo.


Em Ex. 3, 1-14 Começa a haver um pouco de luz para o povo de Deus que vivia maltratado no Egipto. Ao ver uma sarça a arder sem se consumir, Moisés aproximou-se e Deus manifestou-se-lhe. Ele que era o Deus de Abraão, de Isaac e Jacob sabia do sofrimento do seu povo, pretendia libertá-lo e conduzi-lo para uma terra onde corria leite e mel. Para esta missão Deus convocou Moisés e quando este respondeu não ser capaz de tal missão, Deus tranquilizou-o dizendo-lhe que estaria sempre com ele.




Deus disse, pela primeira vez, o seu nome a Moisés “Eu sou aquele que Sou” que, em hebraico, a língua de Moisés e os Israelitas, quer dizer “Javé”. É que ninguém nos ama tanto como Deus e Ele queria dizer a Moisés e ao seu povo que Ele era aquele que existe está e vai estar sempre presente nas sua vidas e que os iria libertar de toda a opressão que viviam no Egipto.





E foi isso mesmo que aconteceu, foi muito difícil mas, o livro do Êxodo conta-nos como foi que Moisés conseguiu com a ajuda de Deus libertar o seu povo. Deus nunca abandonou o deu povo. Manteve-se fiel ao seu nome: “Javé” ou, “Eu sou aquele que sou”.


Houve, entretanto, um outro momento da história deste povo em que Deus passou a estar ainda mais presente entre nós. Em Mt 1, 18-25, podemos ler que em Jesus, o “Emanuel”, Deus está connosco pois, como a própria palavra o diz, “Emanuel” significa “Deus connosco”.


Para louvar a Deus e dar-Lhe glória pela sua presença no meio de nós, unidos rezamos:

- Disse Deus a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E prosseguiu: Assim falarás aos filhos de Israel: o que se chama “eu sou” enviou-me a vós (Ex 3, 14).

Obrigado, Senhor, porque hoje estás connosco.

-“Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-l’O Emanuel, que quer dizer: Deus connosco (Mt 1, 23).

Obrigado, Senhor, porque hoje estás connosco.



Para casa, os meninos terão que consultar as citações: Mt 1, 18-25, Mt 18, 19-20 e Mt 28, 16-20 e escrever na folhinha do costume, terão também que tentar descobrir que outras palavras aparecem a substituir a palavra “Javé”.



Bom trabalho e até sábado.

Sem comentários:

Enviar um comentário