A Força do Amor …
Jesus é posto face à Lei e, ao mesmo tempo, face a uma mulher. A Lei é clara: esta mulher, apanhada em flagrante delito de adultério, deve ser apedrejada. Jesus não rejeita a Lei, pede somente aos escribas e fariseus para a colocar em prática, com a condição de começarem a ter um olhar sobre a própria vida antes de olhar a mulher e de a condenar. Os caluniadores acabam por se condenar a si mesmos e retiram-se, reconhecendo-se pecadores, a começar pelos mais velhos… Quanto a Jesus, que não tem pecado, podia lançar a pedra. Não o faz. Ele veio para salvar, não para condenar. Pedindo à mulher para não voltar a pecar, dá-lhe nova oportunidade. Para Jesus, ela não é apenas uma mulher adúltera, ela é capaz de outra coisa. Oferecendo-lhe a sua graça, agraciou também os escribas e os fariseus, colocando-os num caminho de conversão, eles que tinham aberto os olhos não somente sobre a mulher, mas sobre si próprios.
Senhor Jesus,
obrigada pelo olhar de amor que pões sobre cada um de nós. Ensina-me a olhar os outros da mesma maneira.
Uma só palavra, um só gesto, e Tu curas, Senhor. Tu salvas e levantas! Senhor, faz sobre mim esse gesto, diz-me essa palavra.
Uma só palavra, um só gesto, e Tu curas, Senhor. Tu salvas e levantas! Senhor, faz sobre mim esse gesto, diz-me essa palavra.
Meditando para o 5º Domingo da Quaresma do ano C
Sem comentários:
Enviar um comentário