quarta-feira, 27 de março de 2013

Catequese 1º ano









Todos os dias nos oferecem uma boa oportunidade para festejar o Dia do Pai: quando ele está presente e sentimos o calor da sua mão ou, tão-somente, o evocámos no nosso coração. Por isso quisemos dedicar o dia da catequese ao Pai. Todos foram convidados e muitos aderiram ao chamamento. Outros, devido aos afazeres profissionais, fizeram-se representar pelas mães. E foi uma alegria vê-los chegar, irradiando felicidade, que lhes iluminava o rosto, e contagiava toda a gente. 

Tudo estava preparado … a festa começou, e as surpresas foram-se sucedendo. 

A primeira surpresa: através de um powerpoint, revelamos aos pais o que os petizes pensavam deles e, simultaneamente, demos a conhecer o que os pais sentiam pelos filhos. 
Para os pais, os filhos são o que têm de mais precioso, a fonte da sua alegria, a razão do seu existir e o futuro.

Os filhos, orgulhosos e felizes, manifestaram o seu carinho com expressões de “Melhor Pai”, “Pai Cantor”, “Pai Cozinheiro”, “Pai Amigo” … 


Nos encontros de catequese escutamos sempre a Palavra de Deus, e este não foi excepção. O que teria Deus Pai para nos dizer? 

Foi um pai que nos leu a leitura bíblica: Mt 1, 18-25


Deus escolheu José para ser o pai de Jesus e falou-lhe ao coração. José escutou e acolheu a vontade de Deus, com alegria e com generosidade. 

José é fonte de inspiração para todos os pais, pois é exemplo de um pai que trabalhou arduamente para sustentar a família. Prezava a justiça, a rectidão, a obediência e, acima de tudo, era um homem de fé, numa total doação e confiança em Deus.
Também vós fostes escolhidos por Deus, que vos confiou os vossos filhos para que os ameis e os eduqueis. Eles são dom de Deus, para vós e para o mundo, na medida em que eles serão os homens e mulheres de amanhã e deles dependerá o futuro. 
Por isso, é importante que eles cresçam na prática dos bons costumes éticos e morais, mas é também muito importante que eles cresçam na Fé, no Amor a Jesus Cristo e naturalmente no amor ao próximo. É com o vosso exemplo que eles aprendem a viver a e na Fé. 


Conscientes do dom de Deus, agradecemos os filhos que nos deu e pedimos-Lhe que nos ajude a ama-los, a compreende-los e a educa-los para que encontrem o seu caminho e sejam felizes. 

Surge a segunda surpresa: pais e filhos foram convidados a construírem juntos uma medalha. 



Foi um momento de grande alegria e descontracção, que culminou com a condecoração de cada pai, atribuindo-lhe a classificação dada pelos filhos. Entre risos e expressões de ternura, os pais foram agraciados com o fruto do tempo que viveram com os seus filhos. 

Aproximava-se o fim do encontro, o coração estava cheio de alegria, mas a barriga … 


A barriga bem agradeceu a partilha que fizemos, na simplicidade de um lanche, amorosamente preparado. 




Antes de irmos para as nossas casas, os meninos não resistiram às lambarices que foram preparadas para eles.


Bom dia do Pai para todos e, não se esqueçam: Dia do Pai é todos os dias!





Sem comentários:

Enviar um comentário