quarta-feira, 27 de março de 2013

Catequese 1º e 2º ano







No encontro de Pais do dia 09-02-2013, reflectimos sobre a quaresma, como uma caminhada para a Páscoa. Um tempo que nos convida a “morrermos” para o que não nos convém, para nos sentirmos seres novos, renovados com Jesus. No fim do encontro, cada família levou uma pedra, que iria representar a transformação do nosso coração. 

A caminhada foi avançando … o nosso coração foi-se transformando … 
Quisemos celebrar essa transformação todos juntos. 


Para tornar a Celebração mais digna e participada, os cânticos foram ensaiados previamente, com todo o empenho. 








Já na Capela, aguardamos calmamente que se desse o início à nossa Celebração. 






Cada pano no caminho, ao ser removido, revelava um passo mais da nossa caminhada. 


Os sinais, com as mensagens de cada família, foram sendo recolhidos, à medida que pedíamos perdão a Jesus pelas vezes…. 

“Pelas vezes em que nos deixamos conduzir pela preguiça. Perdão, Jesus, perdão” 

“Pelas vezes que não rezamos. Perdão, Jesus, perdão”

“Pelas vezes que deixamos de ajudar os outros. Perdão Jesus, perdão”

“Pelas vezes que deixamos de fazer alguém feliz. Perdão Jesus, perdão”

“Pelas vezes que julgamos e condenamos alguém. Perdão, Jesus, perdão.” 


Contemplando a cruz, cantamos, reconhecidos pelo grande amor que Jesus nos tem. 

Ninguém nos ama como Tu. A cruz é a maior prova do Teu amor, da Tua entrega por cada um de nós. 

Como símbolo da nossa conversão, do nosso esforço, semana após semana, para sermos melhores, depositamos aos pés da cruz os sinais da nossa caminhada. Oferta singela mas, para Jesus, tem certamente, o valor do presente mais precioso que Lhe poderia ser oferecido. 
É desde a cruz que Jesus reina. Ele é sinal de vida e vida em abundancia. Ao longo destas semanas, Jesus caminhou connosco e fomos progredindo até à celebração da Páscoa. Com Ele, fomos fazendo pequenos sacrifícios que foram transformando o nosso coração, tornando-o mais bonito… e a pedra que era fria, sem beleza aparente, tornou-se numa linda pedra, simbolizando o nosso coração mais belo, porque se aproximou mais de Jesus. 





Cada família ofereceu a Jesus a sua pedra, enquanto fomos cantando: 

” Jesus, para Ti o meu coração” 




Em cada gesto partilhado levamos aos outros Jesus, vivo no meio de nós, e a alegria do Seu amor. O nosso coração transformado fez-nos experimentar a PÁSCOA. 





Páscoa é Jesus vivo no meio de nós. Este acontecimento é celebrado, todas as semanas na Eucaristia e, de forma mais solenizada, no Domingo de Páscoa.

Páscoa é sermos amigos de Jesus, e procurarmos ser como Ele: amigos uns dos outros, ajudando os que precisam, e respeitando todas as pessoas.

Segundo o Evangelho de S. João, cap 20, 11-18, naquele tempo, os amigos de Jesus pensaram que tudo tinha terminado com a Sua morte. Então, Maria Madalena, de manhã bem cedinho, foi ao túmulo onde tinham sepultado o corpo de Jesus, para cuidar dele. Chorava muito, pois a sua tristeza era muito grande. Mas, o sepulcro estava vazio, e … apareceu-lhe um homem, que ela confundiu com o jardineiro. Todavia, quando Ele chamou o seu nome, tocando-lhe o coração, Maria compreendeu que Aquele é Jesus. Não o Jesus morto, que ela tinha visto, mas o Jesus que, na sua liberdade acolheu o Projecto de Deus Pai, e Deus Pai o ressuscitou, em toda a Sua glória. Como Jesus lhe pediu, Maria correu a levar a boa notícia a todos.

Também Jesus chama o nosso nome e, tocando o nosso coração, nos pede que anunciemos a todos que Ele ressuscitou, que está vivo no meio de nós.



Naquele tempo, Maria correu a anunciar. Hoje, não precisamos de correr, pois temos ao nosso alcance meios de comunicação que nos permitem chegar rapidamente a muitas pessoas.

 O telemóvel, a internet com as variadas possibilidades que nos oferece, são os meios que nos propomos utilizar para anunciar aos nossos amigos, no Domingo de Páscoa, a boa noticia. 


Terminamos a Celebração pedindo a Jesus que nos ajude a viver a Páscoa, para sermos mais felizes, fazendo os outros felizes. 




Senhor Jesus,Depois de tanto caminho e de tantos sinais, resta-nos uma última passagem obrigatória: 
- a passagem da Tua Paixão e Morte. 
Porque nos amas muito, sofreste a paixão e a morte de cruz. 

Ajuda-nos, Senhor Jesus, a atravessar esta passagem confiantes de que é o último passo para a vida eterna e feliz que nos queres fazer viver. Ámen. 



Ao irmos embora, não podemos ficar indiferentes aos “coelhos” que nos aguardavam à porta. Cheios de lambarices, para adoçar a boca, foram a alegria das crianças.


Boa Páscoa, com Jesus Ressuscitado!







Sem comentários:

Enviar um comentário