quarta-feira, 6 de março de 2013

Catequese 2º ano








O Pão nosso de cada dia pedimos a Deus Pai na oração que Jesus nos ensinou. Pedimos o alimento para todos porque é essencial à nossa vida e porque sabemos que Deus Pai está atento às necessidades de cada um.
No milagre da multiplicação dos pães, Jesus mostrou-nos esta atenção e interpelou os seus discípulos a darem, eles mesmos, de comer a quem tem fome. 

Hoje somos nós, aqueles que seguem Jesus. Hoje, é a nós que Jesus diz: “dai-lhes vós mesmos de comer”. Ele precisa das nossas mãos, do nosso olhar atento, do nosso coração amigo para continuar a fazer milagres.

Quantas vezes nos sentamos à mesa e não pensamos sequer na Graça de ter comida? Quantas vezes nem agradecemos ao Pai do Céu o alimento que vamos comer? Quantas vezes não estamos atentos ao vizinho que não tem pão para comer?
Deus Pai dá-nos pessoas, os pais, os avós, que cuidam de nós, dá-lhes a capacidade de puderem trabalhar para ganhar o pão nosso de cada dia para que à mesa lá de casa não falte o necessário para viver, por isso, à semelhança de Jesus, nós queremos agradecer todos os dias o pão que Ele nos dá e a capacidade de podermos partilhar do que temos, ainda que seja pouco, pois do pouco podemos fazer muito.















Para casa, fica o compromisso de rezarmos em família, às refeições, uma oração de louvor a Deus Pai
e partilhar com os outros a comida que temos, por isso, simbolicamente, vamos partilhar um pedaço de pão que da mesa da nossa catequese saiu como se de Jesus saísse.


É evidente que mais uma peça do nosso puzzle temos de completar e colorir para melhor memorizarmos esta tão linda oração que Jesus nos tem vindo a ensinar.

Boa semana e boa partilha J







Sem comentários:

Enviar um comentário