terça-feira, 3 de junho de 2014

Catequese 3º ano






“Permanecei em mim, que eu permaneço em vós.” (…) “Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se se alguém permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” 

Foi á volta desta Palavra que nos encontramos neste sábado numa catequese a partir da leitura orante.
Em ambiente de silêncio, exterior e interior, de paz, de relaxamento e de interioridade encontramos Jesus que tocou, falou, sorriu e desafiou cada um de nós a mantermo-nos unidos a Ele para darmos bons frutos.
Ele é a videira e nós os ramos.
Para que nós sejamos ramos frutíferos precisamos ouvir e guardar bem as palavras de Jesus, precisamos de manter e aprofundar esta relação de amizade que iniciamos no 1º ano de catequese, precisamos de ficar com Ele, conhecê-lo melhor, enfim, como qualquer relação, precisamos de a alimentar para que cresça. Sem a ligação vital com a videira, seremos ramos secos. Para produzir fruto precisamos manter uma ligação ininterrupta, uma relação ativa e constante com Jesus.

“Sem mim, nada podeis fazer”. Separado de Jesus, é difícil pormos em prática aquilo que temos aprendido de Jesus, é difícil vivermos ao seu jeito, aquele jeito simples de amar a todos que tanto nos toca e anima a transformarmo-nos e a transformar aqueles que connosco convivem diariamente.

Neste ambiente de oração todos vimos Jesus, sentimos o seu amor, a sua ternura, o seu olhar, o seu abraço e orações espontâneas surgiram: “Jesus, gosto muito de ti”, “Jesus quero ficar contigo”, “ Jesus quero continuar a vir á catequese aprender mais coisas de ti”, “Jesus quero amar como tu”,“Jesus, obrigada porque gostas de mim” … 

É possível expressões de fé lindas como estas quando a relação de intimidade com Jesus é trabalhada e aprofundada mas não podemos deixar de a alimentar pois corremos o risco de a deixar morrer, corremos o risco de sermos ramos secos que de pouco servem. 

Nos compromissos expressos por todos, a oração, a permanência na catequese, a atenção aos outros, manifestamos a vontade de sermos ramos cheios de vida, vida que nos vem de Jesus, capazes de produzir muitos frutos e frutos bons…  



Boa semana, unidos a Jesus.
J









Sem comentários:

Enviar um comentário