quarta-feira, 18 de junho de 2014


Festa da Família






Este ano, a catequese da Ponte decidiu celebrar a festa de Família em Fátima, no colo de Maria.
Muito cedo nos reunimos, vindos de todos os lados, de lancheiras e alegria na bagagem para, em família, iniciarmos um dia que, pelo calor humano e atmosférico prometia.



Tempo houve para tudo. Começamos, ainda nas camionetas, por saudar Maria num “bom dia Maria” cantado por filhos, de várias idades, que procuram em Maria o afago de mãe antes de começar o dia.  Na viagem cantamos a Jesus e rezamos uma avé Maria por cada  um de nós, família peregrina, e pelas familias dos nossos amigos de catequese que
não estavam connosco.

A Eucaristia no recinto do Santuário reuniu esta grande familia da catequese da Ponte a outras pessoas que ali estavam,  juntas numa única família, a do povo de Deus. O calor que se fazia sentir, não foi mais forte que a nossa vontade de estarmos com Jesus reunidos á volta da mesa Eucaristica.

Depois foi o momento de entregarmos a Maria as orações que fomos colhendo, em catequeses anteriores, de todos os meninos do nosso centro de catequese. 






Este foi um momento especial, ali, certamente, ficou um pouco do sentir de cada um que, Maria,  como mãe do SIM, acolheu com todo o cuidado e irá levar junto do Pai.









O almoço e brincadeiras em família, foram uma partilha maravilhosa que aproximou as famílias entre si até já não sabermos onde começava uma e acabava a outra.



A oração final de despedida, na capela da ressurreição, foi lugar de encontro de corações que, cheios de fé, se uniram para se consagrarem a Maria como família que quer viver unida a Jesus certos de que só assim se poderão amar mais e formar uma família mais bela. Pedimos a sua benção e agradecemos o dia.

E foi tempo de regressar, como uma avó desta família disse:
“Do Porto a Fátima, muito cansada,
De Fátima ao Porto, com muita alegria,
Muito levezinha,
Na companhia destes amores todos!” –


A esta expressão de uma avó, juntamos muitas outras que registamos e  refletem bem o sentimento geral de todas as famílias. A partir de amanhã elas irão surgir por aqui. Aguardemos então....


(continua)....





Sem comentários:

Enviar um comentário