quinta-feira, 2 de abril de 2015

Catequese 3º ano






Aproxima-se a Páscoa de Jesus e aproxima-se, também, a Festa da Eucaristia dos meninos do 3º Ano de Catequese. Assim, quisemos no último dia de catequese do segundo período, antes das férias da Páscoa, aproveitar este dia para ajudar as crianças, e as suas famílias, a despertar para a importância da Eucaristia, e da Comunhão, na vida dos cristãos.
Celebrar a Festa da Eucaristia, é mais que a “primeira vez que se come a hóstia”. É tornar-se, conscientemente, amigo e companheiro daquele Jesus que à volta da mesa com os seus amigos mostrava que só se é feliz quando se constrói a Comunhão e se matam dentro de nós, pouco a pouco, os impulsos de egoísmo, orgulho... Não é possível fazermos comunhão com Jesus se esquecemos os irmãos.
Por isso, quisemos fazer memória da Última Ceia de Jesus com os seus amigos. Agora, os amigos eramos nós que reunidos em nome de Jesus, conscientes da Sua presença no meio de nós, fizemos a experiência da vivência e da convivência desta comunhão.
Porque somos uma Família, a família das famílias do grupo de catequese do 3º ano, fazia todo o sentido rodearmos a mesma mesa e comermos todos juntos. Partilhamos um pedaço do mesmo pão e o vinho do mesmo copo! Qual fracção do pão e do vinho ao jeito da última ceia de Jesus.
Jesus sabendo que estava próximo o tempo em que iria deixar a companhia dos seus amigos, reuniu-os pela última vez para se despedir deles, talvez, mas certamente para lhes dizer o quanto gostava deles, que nunca os iria deixar e, através do gesto da fracção do pão e da partilha do vinho, recomendou-lhes que repetissem esse gesto para sempre.
“Fazei isto em memória de mim” … e sempre que celebramos a Eucaristia Jesus tornasse visível, no Pão e no Vinho, manifestação sublime do Seu amor por cada um de nós.
Neste encontro que tivemos, sentimos a presença de Jesus no meio de nós … sentimo-nos amados por Ele… através da partilha, da alegria que sentimos por estarmos todos juntos, e pelos laços que se fortaleceram.
No fim do jantar, louvamos Deus Pai pelo amor que nos oferece, ao ponto de nos enviar o Seu Filho que, comungando do amor do Pai, e aderindo radicalmente ao Seu projecto salvífico, deixasse morrer na cruz, para que o Pai o ressuscite. E, com Ele, todos nós que O seguimos e aceitamos os seus desafios.
Entramos na Semana Santa. Não deixemos de estar presentes nas cerimónias religiosas do Tríodo Pascal, expoente máximo da dimensão do amor de Jesus Cristo.


Boa Páscoa! Que Jesus ressuscitado venha habitar no nosso coração!





Sem comentários:

Enviar um comentário