domingo, 26 de abril de 2015

Catequese 5º ano







A Semana passada começamos a recordar a nossa Páscoa.

O mais importante de tudo foi a mesa à qual nos sentámos… Não a mesa concreta! Aquilo que ela representa, o símbolo da última ceia. Na última ceia Jesus sentou-se numa mesa, comeu e bebeu com todos os seus amigo, pão e vinho. Nós continuamos a fazer isso, na Eucaristia!
Depois da Última Ceia, Jesus foi preso, foi julgado e foi condenado, tudo porque não gostavam de Jesus, nem do mundo novo que Ele anunciava.
Logo que Jesus foi preso os seus discípulos fugiram, cheios de medo. Ficaram escondidos, mas souberam que Jesus tinha sido condenado e morto. Para eles, foi como se tivesse chegado a escuridão!
No entanto, na manhã de Domingo, chegou-lhes a notícia de que o túmulo de Jesus estava vazio !


Os discípulos de Jesus começaram a compreender, aos poucos, o que se passava, quando começaram a encontrar-se com Jesus, vivo, que falava com eles, que andava com eles, que lhes dava conselhos, que lhes indicava os caminhos a seguir
Todos eles estavam desconfiados, mas Jesus impôs-se de tal forma, que os convenceu a todos.
Deus, o Pai de Jesus, o Deus cheio de força e de poder, não quis que a morte vencesse o seu filho e deu-lhe vida outra vez.
Quando nós escutamos o que Jesus nos diz e propõe, quando nós aprendemos a amar com os seus gestos de amor, a perdoar com os seus gestos de perdão, a servir com os seus gestos de serviço… estamos a vencer a morte e a ganhar Vida.

Como desafio para casa, cada um ,com base no seu coração e na sua inteligência, foi encontrar o que é, para si, a verdadeira Vida.

Será que conseguiram descobrir?


Sem comentários:

Enviar um comentário