quarta-feira, 1 de abril de 2015

Catequese 4º ano






Sexta-feira, dia 27, reunimo-nos á volta da mesa numa ceia da Palavra cheia de surpresas.
Fomos conduzidos pela mão de um peregrino a viver um encontro com Jesus e alguns dos seus amigos. Acolheu-nos e levou-nos a um ambiente diferente, iluminado por velas, ao som de música suave numa mesa posta, pronta para acolher o coração de cada um.

Ele contou-nos um sonho, sonho que o abrigou a pegar na vida e a partir para terras da Palestina ao encontro do seu bem amado. No caminho, encontrou o filho pródigo, a mulher da toalha, Pedro, Tiago, João, a Samaritana, Cléofas até ao reconhecimento de Jesus que em todo o tempo esteve com Ele, ainda que disso não se tivesse apercebido.


Pais e meninos vieram de presente para a partilha, vieram de coração aberto e cheio de espaço para acolher as surpresas do encontro. A expectativa de saber o que o sonho contava manteve-se durante a ceia mantendo-os interessados e atentos a tudo o que ia acontecendo. E, pela partilha que fizeram, muito foi o que colheram e levaram para casa.
Perceberam que aquele sonho, afinal, não era um sonho era a realidade de cada um de nós. Sentiram-se identificados com o filho pródigo, a Samaritana e o peregrino.
Perceberam que todos temos de peregrinos porque caminhamos nos caminhos da vida na procura constante de Jesus. Em muitos momentos deste caminhar, caímos mas sentimo-nos levantados pela mão do Pai que não desiste de nós. Tal como a Samaritana estamos atentos a Jesus porque é Ele que procuramos e porque já fizemos a experiência de que é n’Ele que encontramos a vida feliz, o desejo transversal a todos: a Felicidade verdadeira e duradoira.
Às vezes, os afazeres e a rotina tiram-nos a capacidade de perceber a presença de Jesus mas Ele não desiste de nós e, de alguma maneira, em algum momento, com este por exemplo, Ele vem até nós, senta-nos á mesa, em família, enquanto as redes da fraternidade se tecem numa malha mais apertada.




Os meninos e pais fizeram, a partir do pão e do vinho repartido, na mesa posta e no Jesus que sentimos presente durante este encontro, a analogia com a Eucaristia.


Este é o claro convite de Jesus: os irmão reunidos á volta da mesa, unidos pela fé, com Jesus presente no Pão Eucarístico ainda que os olhos do rosto não O vejam mas que os olhos do coração percebam a vida e o amor que Ele continuamente nos oferece para sermos capazes de oferecer a todos a possibilidade de ver Jesus nos nossos gestos, aqueles que constroem redes de vida com a vida. 

No final do encontro foi bonita a troca de presentes feitos pelas mãos de cada família, e as citações Bíblicas anexas ao presente, pareceram encaixar direitinho em nós, o espírito tem destas coisas…
E, como experimentamos no encontro, a Palavra de Deus não é algo distante, Ela diz respeito a cada um de nós, está emaranhada com a vida de cada um de nós, está viva e orienta o caminho que vamos fazendo com Jesus, companheiro de viagem,

cada família recebeu uns “contactos de Emergência” com citações a procurar na Bíblia que poderá ajudar, aconselhar, confortar ou fortalecer em momentos menos bons da vida já que nestes, às vezes, pensamos Jesus distante.

É claro que, como presente de Páscoa, não podia faltar o miminho doce aos meninos que sempre acolhem com todo o prazer este gesto de amor que nós, catequistas, oferecemos com todo o gosto.


A Graça de Jesus connosco aconteceu. Este encontro suscitou em nós sentimentos, reflexão e gestos de vida que certamente darão os seus frutos e quando assim é, a festa da vida faz sentido.



Uma Santa e feliz Páscoa
J







Sem comentários:

Enviar um comentário