quarta-feira, 15 de abril de 2015

Catequese 6º ano





Os meninos do 6º ano depois de umas mini férias vieram cheios de energia. Com o bom tempo que se fazia incentivamo-los a realizar uma escultura em areia. Aqui esta:




No entanto, se estivessem mesmo na praia, eles estariam com receio que as ondas destruíssem a obra de arte. Então, criaram uma barreira com as próprias mãos. 



Concluíram que, mesmo não tendo as ondas do mar, a água desfez a construção. Perceberam então que o Reino de Deus é como a força da água que chega a todo o lado.

Porque será que acontece esta realidade com o Reino de Deus? Eles procuraram perceber recordando o que se passou após a morte de Jesus.
Foi assim…”Jesus foi morto e colocado num sepulcro, na tarde de uma sexta-feira. Os dirigentes judeus pensaram que o Reino de Deus tinha sido morto e enterrado com Jesus. Mas as coisas não terminaram assim. Na manhã de domingo seguinte, percebeu-se que a morte não tinha conseguido vencer Jesus.

Algumas mulheres amigas de Jesus foram ao túmulo mas, quando lá chegaram, não encontraram o corpo de Jesus. As mulheres pensaram: “alguém tirou o corpo de Jesus e agora não sabemos onde ele está…” Mas, logo a seguir, foi-lhes explicado o que tinha acontecido durante a noite: Jesus está vivo! Ressuscitou!


E quem quiser encontrar-se com Ele, não pode ir procurá-lo entre os mortos, pois Deus não deixou que a maldade dos governantes de Israel ganhasse e ressuscitou o seu Filho. Diante de Deus e da Sua força, os planos maus dos homens são como a areia que a água vence e arrasta com toda a facilidade, assim as crianças regaram as pedras e reparara que pouco se deslocaram.

Os encontros de Jesus, vivo e ressuscitado, com os seus discípulos foram-se repetindo. E os discípulos acabaram por não ter quaisquer dúvidas: o Jesus que tinha feito tanto bem a tanta gente e que tinha vindo com os seus discípulos para Jerusalém, que tinha sido condenado e morto numa cruz, estava vivo! A morte não tinha conseguido derrotá-lo! Cristo venceu a morte!

Ao ressuscitar Jesus, Deus estava a dizer: “Tudo o que Jesus vos disse, tudo o que Ele fez, tudo o que Ele vos revelou sobre mim, está certo… Por isso, Eu não posso aceitar que a morte vença o meu Filho Jesus”.

Aqueles que condenaram e mataram Jesus pensaram que podiam acabar com o Reino de Deus, mas, o Reino – esse mundo novo que Jesus nos veio ensinar a construir – vem de Deus e tem a força de Deus; e, por isso, nenhum homem ou mulher o consegue parar.

Como sabemos nós que este Reino tem esta força? Porque JESUS RESSUSCITOU, ESTÁ VIVO.
Hoje Jesus, vivo e ressuscitado, continua, através dos seus discípulos – que somos nós e todos os cristãos – a propor aos homens e às mulheres de todo o mundo o Reino de Deus e a construí-lo.

A ressurreição de Jesus é, para nós, uma fonte de alegria e esperança. E assim, pediram a Jesus que ficasse sempre com eles e que os ajudasse a vencer tudo aquilo que lhes fazia mal e fazia sofrer: a dor, a morte, a maldade, a injustiça, a mentira, a violência. 





Sem comentários:

Enviar um comentário