terça-feira, 6 de dezembro de 2016





Caminhada de Advento do 1º Ano



Esta semana demos um passinho mais no caminho do encontro com Jesus e com os outros, partindo das palavras do Profeta Isaías (Is 11, 1):

Do tronco de Jessé sairá um ramo,
um rebento nascerá das suas raizes.

Esta leitura oferece-nos uma imagem sugestiva, para o sonho em família: a de “um ramo que sai do tronco de Jessé, a de um rebento que brotará das suas raízes”. Ali, de um toco de madeira, caído no chão, inerte, sem esperança de vida, brota um ramo, um rebento, figura de uma vida nova, que desponta precisamente donde e quando nada se espera. De onde menos se esperava haveria de nascer o Messias, o escolhido. De facto, Maria, a mãe de Jesus era de uma família muito humilde da Nazaré, terra que não era muito apreciada em Israel. A imagem do tronco referia-se a Maria e o rebento a Jesus. Colocamos, assim, Jesus no nosso presépio.


Nas representações da árvore de Jessé, este é representado quase sempre na posição de quem dorme um sono e sonha um futuro. “Todo a mãe e todo o pai sonharam o seu filho nove meses” (AL 169).
Esta árvore, aplicada à família diz-nos que a família, que permanece no amor, fiel ao sonho de Deus, dá fruto a seu tempo.
 
Podemos pensar na árvore genealógica da nossa família e nos frutos que ela deu. Por isso os meninos, com a ajuda dos pais e avós, desenharam a árvore genealógica da sua família. Aí estão representados os “frutos” que são os filhos. No verso, escreveram um sonho que gostariam que se realizasse na família.
Essa árvore foi colocada na nossa “Árvore dos Sonhos”.

Todavia, a fecundidade de uma família não se mete pelo número de filhos, mede-se também pela capacidade que ela tem de doação, de acolhimento e apoio aos outros, numa fecundidade mais alargada.

Durante a semana, num momento em família rezemos para que a nossa família viva na fecundidade espiritual e de acolhimento aos outros. No final da catequese levaram uma vela para acender nesse momento especial.
Ao terminar este momento rezamos a Jesus para nos ajudar neste passo:

Senhor Jesus, neste Advento, queremos ser testemunhas do bem e da paz. Ensina-nos a ser generosos e solidários para alegrar o coração daqueles que estão só. Ámen.


Boa caminhada de Advento e até sábado!





Sem comentários:

Enviar um comentário