quinta-feira, 22 de dezembro de 2016








 E os adolescentes do 7º 8º 9º  fizeram-nos uma árvore de natal em sombras chinesas. À medida que a enfeitavam iam questionando-se e provocando em nós uma reflexão séria sobre o que temos feito para que o Natal não seja um dia. Estas são questões muito pertinentes e transversais a todos os jovens e adultos também.Vale a pena ver e ouvir... Começaram por nos dizer:

Ao preparar o coração e a árvore de Natal para a época festiva, penso como 2016 foi difícil. Foram fortes emoções, desde as eleições do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa até as eleições na América, do Donald Trump, indeterminadas notícias de violência urbana e escândalos políticos. 

Abro a minha caixa com enfeites de Natal e coloco uma selecção de músicas para tocar. Então é Natal. E o que fizemos até agora? 



Outro ano que foi e um novo vai começar, mas a guerra na verdade não terminou. Assistimos constantemente a guerras e à miséria, na televisão. Eu queria que fosse Natal todo o ano, alegre e feliz. 

Distribuo as bolas pelos galhos e relembro quando observava a minha mãe a montar a nossa árvore.


 Hoje precisamos de um lugar para nos escondermos. Então, olho para a imagem reflectida na bola de Natal e vejo-me, “procuro-me”. 

Pego noutro enfeite e deixo estar as perguntas que me afligem de solidão e insegurança pelo futuro do meu país e também me trazem “Let it be”


Costumamos sonhar e deixar viver, mas este mundo de constantes mudanças no qual vivemos faz-nos entregar e gritar “Live and let die!”


Quando esta noite chegar e o mundo escurecer não terei medo. Tu ficas comigo, nem que o céu caia, hoje não irei chorar, não derramarei uma lágrima. Pois tu estás aqui cantando “Stand by me”.


Pegamos numa canção triste e melhoramos para deixar algo difícil chegar ao coração. O pinheiro está pronto. É Natal e o que fizemos de melhor até agora foi o amor – esse sentimento que se transforma em compaixão, solidariedade e alegria quando é plantado e distribuído por aí. E será que só por causa desta época é que devíamos cultivar esta árvore?!

Ela precisa de frutificar o ano inteiro, os seus enfeites precisam de brilhar para sempre.
Juntos em busca da paz e com fé no futuro, plantando sementes e espalhando o amor…
O Amor é a solução! Podem dizer que sou uma sonhadora mas não sou a única. John Lennon falou-nos desta esperança, “imagine”.





Natal sim, o ano inteiro!







Sem comentários:

Enviar um comentário