Maio é um mês especialmente dedicado a Maria e à oração do Santo Terço. Uma oração simples e profunda, nascida, segundo a tradição, no século XIII com os dominicanos e depois sempre promovida pelos Papas.
O Terço, como é bem conhecido, é uma oração que medita os momentos mais importantes da vida de Jesus e da vida de Nossa Senhora.
Nas palavras do Papa Francisco, toda a existência de Maria é um hino à vida.
Efectivamente, o nosso caminho de fé está unido de maneira indissolúvel a Maria, desde o momento em que Jesus, morrendo na cruz, a entregou a nós como Mãe.
Apresentamos, a seguir, alguns dos ensinamentos do Papa Francisco sobre Maria:
1. Um cristão sem Maria está órfão. Também um cristão sem a Igreja é um órfão. Um cristão precisa destas duas mulheres, duas mulheres mães, duas mulheres virgens: a Igreja e a Mãe de Deus.
2. Maria faz precisamente isso connosco: ajuda-nos a crescer humanamente e na fé, a ser fortes e a não ceder à tentação de sermos homens e cristãos de uma maneira superficial, mas a viver com responsabilidade.
3. Ela é uma mãe que ajuda os filhos a crescerem, e quer que cresçam bem. Por isso, educa-os a não cederem à preguiça (que também deriva de certo bem-estar), a não se conformarem com uma vida cómoda que se contenta somente com ter algumas coisas.
4. É a mãe que cuida dos seus filhos para que cresçam mais e mais, cresçam fortes, capazes de assumir responsabilidades, de assumir compromissos na vida, de aspirar a grandes ideais.
5. Maria é mãe, e uma mãe que se preocupa sobretudo com a saúde dos seus filhos. A Virgem protege a nossa saúde. O que quererá isto dizer? Ela nos ajuda a crescer, a enfrentar a vida, a sermos livres.
6. A Virgem Maria educa seus filhos no realismo e na fortaleza diante dos obstáculos, que são inerentes à própria vida, e que Ela mesma padeceu ao participar dos sofrimentos do seu Filho.
7. Ela é uma mãe que nem sempre leva seus filhos pelo caminho mais “seguro”, porque dessa maneira eles não podem crescer. Uma mãe sabe equilibrar estas coisas. Uma vida sem desafios não existe.
8. Maria luta connosco, sustenta os cristãos no combate contra as forças do mal.
9. Maria é a mãe que, com paciência e ternura, nos leva a Deus, para que Ele desate os nós da nossa alma.
10. Toda a existência de Maria é um hino à vida, um hino de amor à vida: Ela gerou Jesus na carne e acompanhou o nascimento da Igreja no calvário e no cenáculo.
Sem comentários:
Enviar um comentário