quarta-feira, 9 de maio de 2012

Catequese 1º ano





DIA DA MÃE


O Dia da Mãe, que se festeja no primeiro Domingo de Maio e que antecipamos para Sábado, deu-nos a possibilidade de prepararmos um dia diferente na catequese. E, tocar as mães dos catequizandos, despertando a consciência do que o amor de Deus Pai pode fazer, através das suas vidas.      
 
Foi com boa disposição que começamos o nosso encontro: as mães “disputaram” entre si a Corrida da Batata.



O objetivo era chegar ao fim do percurso transportando a batata numa colher, que estava segura pela boca.
Foi um momento de descontração e de convívio, de grande alegria e divertimento para todos.
 Já na Capela, o nosso encontro continuou em clima de interioridade e oração. E, começamos por dar as boas vindas a todos, manifestando a nossa alegria por os ter connosco. As mães foram acolhidas com palavras de carinho e com um beijo que cada menino deu à sua mãe.    
Neste momento, as mães foram informadas de este tinha sido o primeiro mimo, de muitos outros que tínhamos preparados.
As preocupações foram deixadas lá fora e, o coração tinha que se por a jeito, para apreciarem cada um dos passos deste encontro.                                
O segundo mimo já estava pronto para ser revelado: o filme que foi feito com os filhos, onde eles se dirigiam à mãe dizendo o que lhes ia no coração. Foi um momento de alegria, de ternura e carinho. As palavras dos filhos têm o condão de enfeitiçar as mães, por muito simples que elas sejam. As mães olhavam para os filhos com olhos alegres e felizes, cheios de amor.


Depois das palavras dos filhos seguiu-se a Palavra de Deus, sempre presente nos nossos encontros de catequese. A passagem do Evangelho de S. Lucas 1, 26-38, sobre a qual refletimos, com a ajuda do Sr. Pe. Garrido do Seminário Pe. Dehon.
Partindo de Maria e do seu “Sim” incondicional a Deus, transpondo a Palavra de Deus para os nossos dias, tomamos consciência que Deus conta connosco, como Suas colaboradoras para tornar presente entre os homens o Seu infinito amor pela Humanidade.



Nobre Missão, a das mães, também elas cheias da Graça de Deus Pai.





Graça que se fez sentir pela bênção que o sacerdote, individualmente, a todas administrou.





Continua.....



Sem comentários:

Enviar um comentário