terça-feira, 22 de maio de 2012

Catequese 1º ano






Jesus dá o Espírito Santo



Depois de ressuscitar, Jesus andou cá na terra cinquenta  dias, ao fim dos quais subiu ao Céu, foi para junto do Pai. Mas antes de subir ao Céu, prometeu aos Apóstolos, os Seus amigos, que Deus Pai e Ele lhes enviariam alguém que lhes ensinaria tudo e os faria recordar tudo o que Jesus lhes ensinara. Deus Pai e Jesus enviaram o Espírito Santo que é força, coragem, luz e amor. É o mesmo Espírito Santo que Jesus tinha no Seu coração e fazia com que dissesse e fizesse coisas tão bonitas e boas, como: ajudar os pobres; curar os doentes; consolar os tristes; ressuscitar os mortos; dar a vida por nós; ressuscitar e ficar vivo para sempre junto do Pai e do Espírito Santo, e junto de nós, na Eucaristia e no nosso coração.
O Espírito Santo vem de Deus Pai, por isso é Santo, porque vem de Deus. Deus Pai ama tanto Seu Filho Jesus que lhe dá o Espírito Santo, ou seja, o Amor de Deus. Por isso, o Espírito Santo é o amor entre Deus Pai e Deus Filho, Jesus.Foi este Espírito Santo de Deus Pai e de Jesus que Deus enviou aos Seus amigos no dia de Pentecostes na forma de pequenas línguas de fogo.Os apóstolos, ao receberem o Espírito Santo, ficaram cheios de força, da coragem, da luz e do amor do Espírito Santo, para levar Jesus a todas as pessoas. Iluminados e inspirados pelo Espírito Santo, os Apóstolos escreveram a Bíblia, que é a Palavra de Deus. Este Livro é muito importante, pois nos diz tudo o que Deus Pai e Jesus disseram e fizeram.
Mas não foi só aos amigos que andaram com Jesus que Deus deu o Espírito Santo. Também O dá aos Seus amigos de hoje. É no Batismo que recebemos o Espírito Santo. E assim como o Espírito Santo é o Amor entre Deus Pai e Jesus, também é o Amor entre Deus e nós. E tal como os Apóstolos, ao receberem o Espírito Santo recordaram tudo o que Jesus lhes tinha dito, também nós, pela acção do Espírito Santo, somos capazes de amar Jesus e lembrar as Suas palavras, para vivermos como Ele. Devemos, pois, abrir o nosso coração ao Espírito Santo e rezar-Lhe para que Ele nos ilumine a nossa inteligência, fortaleça a nossa vontade e santifique o nosso espírito com a Sua coragem e como o Seu Amor.


Orações: Sinal da Cruz e Glória







Sem comentários:

Enviar um comentário