quarta-feira, 30 de maio de 2012

Catequese 1º ano










APRENDO A AGRADECER




Com os nossos Pais apendemos a agradecer tudo o que nos oferecem e nos fazem de bom. Mas, porque devemos de agradecer?
Agradecemos porque assim nos mandam as regras da boa educação e, porque através deste gesto reconhecemos a bondade das pessoas que nos querem bem. E Jesus?! também agradecia?!

 “Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,

porque é eterna a sua bondade!”

Nesta oração Jesus agradece a Deus Pai a Sua bondade, que é eterna, que é para sempre; que não tem fim. Jesus também agradecia ao Pai as coisas maravilhosas que Ele fazia. Logo pela manhã, Jesus agradecia o dia que estava a nascer; o sol, que nos aquece, ou a chuva que rega a terra e refresca. Agradecia os alimentos. Antes de comer Jesus dava graças por aquilo que tinha na mesa. Agradecia pelos seus amigos, que O acompanhavam e O ajudavam naquilo que fazia. E à noite, antes de deitar, Jesus dava graças pelo dia que passou e pelo descanso durante o sono. Também agradecia o trabalho, a saúde, a alegria. Em suma, Jesus agradecia tudo, mesmo aquilo que não era muito do seu agrado. Aquilo que lhe corria menos bem, Jesus agradecia porque era a vontade do Pai. E, um Pai não quer mal ao Filho, por isso Jesus agradecia tudo.
Ouviram bem as palavras de Jesus? Ele disse obrigado?
Jesus disse uma expressão que tem o mesmo significado: “Dai graças”. Dar graças ou dizer obrigado é a mesma coisa. As duas formas servem para agradecer.  Nesta oração Jesus agradece a Deus Pai a Sua bondade; diz Jesus que ela é eterna. Sabem o que significa eterna? Que é para sempre; que não tem fim.
Há pessoas que costumam dizer que Deus castiga quando nos portamos mal. Mas Deus não castiga. Ele não fica contente quando nos portamos mal e está sempre pronto a perdoar-nos, só temos que nos mostrar arrependidos.

 Houve um momento, que Jesus pediu ao Pai para o livrar do sofrimento. Mas, logo a seguir, Jesus disse que não se fizesse a Sua vontade mas a vontade do Pai. E Jesus ofereceu a Sua vida para que todos se pudessem salvar.
Há uma oração muito especial em que podemos agradecer a Jesus este grande gesto de amor. Esta oração é a mais completa de todas, porque é o próprio Jesus que a faz e, com Ele todos participamos nela para agradecer ao Pai tudo o que Ele fez, faz e fará por nós. É a Eucaristia.
Em cada Eucaristia, é o próprio Jesus que se torna presente e se dá, na fração do Pão e do Vinho. Por isso a Eucaristia tem uma importância muito grande para aqueles que seguem Jesus.
Deus Pai é de tal maneira bom, que nos deu a maior prova de amor: deu-nos o Seu filho Jesus. Jesus deu a Sua vida por nós, e Deus Pai o ressuscitou.

De que maneira podemos nós agradecer a Deus Pai e a Jesus?
A melhor forma é participar na Eucaristia onde, com outras pessoas, podemos agradecer a Deus, escutando a Sua Palavra, cantando, rezando e recebendo Jesus.






Sem comentários:

Enviar um comentário