quinta-feira, 10 de maio de 2012

Catequese 1º ano



...continuação


Dia da Mãe


Este momento culminou com o cântico “Avé Maria” de Gounod, que a Mariana tão bem cantou, acompanhada pelo Luís que tocou órgão. Através da voz da Mariana, elevou-se ao Céu a nossa oração à Mãe de Jesus e Mãe nossa.
 
Mas há outras formas de expressar o nosso agradecimento e louvor. Foi o que as mães, quiseram partilhar connosco: um momento de dança contemplativa, tendo como orientação o Magnificat. À oração que Maria dirigiu ao Pai do Céu, as mães emprestaram os seus graciosos movimentos para louvar Jesus e Maria. E, através deles também o Pai do Céu. Os filhos ficaram deslumbrados com o desempenho das mães.
Parabéns, mães!                                             
Mas o nosso encontro estava longe de chegar ao fim. No espaço habitual da catequese a festa continuou.

Todos nós sentimos uma devoção forte pela Mãe, que expressámos na oferta singela de uma flor a Maria.


Cada mãe, trazendo pela mão o seu filho, foi junto da imagem de N. Srª. e colocou uma flor, na taça preparada para este momento. Com gestos de amor, o arranjo de flores foi surgindo e o resultado final: um lindo presente a N. Srª., certamente, muito do seu agrado.
O nosso encontro estava a chegar ao fim. Mas, faltava ainda uma coisa muito importante: o presente dos filhos para as mães. Assim, cada menino, com um beijinho, ofereceu o que carinhosamente tinha preparado para a mãe. Espero que as mães tenham gostado. Foi um presente cheio de amor e carinho, dos filhos e das catequistas.
 
E, porque não podemos viver só com o alimento do coração, pois precisamos de algo para encher a “barriguinha”, seguimos para a partilha de um lanche, que as catequistas prepararam.

 No final, cada mãe foi presenteada com uma rosa, e as crianças com uma lambarice
Como ilustração, da manhã intensa que vivemos no nosso centro de catequese, fica o nosso cartaz do Dia da Mãe:
 
“Obrigado a ti, Mulher-Mãe, que te fazes ventre do ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única que te torna o Sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus passos,


amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida…”



Da Carta às Mulheres, de João Paulo II









Sem comentários:

Enviar um comentário