quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Catequese 1º e 2º ano






Encontro com Pais


Iniciamos um novo ano litúrgico com a caminhada de Advento. Esta caminhada, que pressupõe preparação, disponibilidade, conversão e, acima de tudo, a valorização do que é essencial, foi o ponto de partida para este encontro.



Tudo foi preparado para que os pais dos catequizandos do 1º e 2º ano se sentissem bem acolhidos. Ao som de um cântico, os pais foram entrando neste espaço de oração. No chão as pegadas a indicar o caminho e, através do cântico, Jesus a apelar: não afastes de mim os teus olhos, porque preciso de ti, para que se cumpra o projecto de meu Pai.

Que projecto seria este? Que desafio teria Jesus para nos colocar? Que mais nos queria dizer ou pedir? Através da sua Palavra, em Lc 21, 34-36, Jesus alerta-nos para que não nos deixemos embriagar pelo materialismo, pela vontade de ter cada vez mais que, muitas vezes, nos leva a ter comportamentos menos próprios da nossa condição de filhos, muito amados, de Deus.


Mas… para melhor entendermos a Sua mensagem, os pais dos meninos do 2º ano encenaram uma história. Esta história falava de um povo, que tinha um chefe, que nos momentos de aflição se dirigia a um determinado local para rezar. Com o passar do tempo, o local foi esquecido. Foi, também, esquecida a oração. Mas, a história, essa permaneceu e foi contada de geração em geração. E, era suficiente para realizar o milagre nos tempos de tribulação.
Mais do que o local e a fórmula da oração, o que importa é contar a história. Mais que as prendas e as luzes, o Pai Natal e a música, importa contar o milagre do Natal, que é o nascimento do Menino Jesus.

Os pais reflectiram sobre o que foi dito, reunindo-se em grupo, tendo como orientação as seguintes perguntas:
- Será que é possível provocar milagres no caminho do Advento e despertar para o mistério do Natal?
- Que passos poderemos dar para que o milagre desabroche e toque o coração da nossa família?




Em plenário, cada grupo partilhou a conclusão a que chegou. Foi uma partilha muito proveitosa. Todos foram unânimes em afirmar que é possível provocar o milagre e despertar para o mistério do Natal. Basta viver esta quadra tendo sempre presente que festejamos o nascimento do Menino Jesus, o Deus feito Homem para a Salvação de todos. E foram apontados exemplos concretos:

- Colocar o Menino Jesus na janela, contrariando a proliferação de Pais Natais que nos últimos anos tem acontecido;
- Escolher um lugar de destaque na nossa casa para a construção do Presépio e, em família, fazer oração, 
- Partilhar com os que menos têm, e não ficar absorvido pela compra de presentes, que transformam o Natal numa quadra comercial
- Disponibilizar mais tempo para a família

Cientes das dificuldades que iremos encontrar pelo caminho, quisemos, em oração, pedir:
Mostra-me, Senhor, os teus caminhos e ensina-me as tuas veredas. Dirige-me na tua verdade e ensina-me. Porque Tu és o Deus meu salvador. Em ti confio sempre.”





Finda a oração, os meninos, que estiveram a colorir um presépio, juntaram-se aos pais.


 Todos, muitos felizes, quiseram mostrar o que tinham feito. E foi lançado o desafio: cada família iria construir o seu próprio presépio. Em material reciclado, com tecidos, em papel, … estamos ansiosos para poder admirar os lindos presépios que vão surgir!


(Continua)









Sem comentários:

Enviar um comentário