sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Catequese 6º ano









No Sábado passado, a nossa catequese, foi em conjunto com todos os “jovens” do 5º e 6º ano de toda a Paróquia de Rio Tinto. Esta, realizou-se no centro Social com o tema “A estrela da Fé – de Abraão, nosso pai na fé, a Maria, nossa mãe na Fé!”. Este, foi motivo de reflexão bastante participada tanto pelos Jovens como pelos pais.
Começamos por entender o significado do logotipo do ano da Fé.


Num campo quadrado e com borda, encontra-se simbolicamente, representada a nau, imagem da Igreja, que navega sobre águas sutilmente esboçadas na gráfica, cujo mastro principal é uma cruz que iça as velas que, com sinais dinâmicos, realizam o trigrama de Cristo; além disso, no fundo das velas, o sol, que associado ao trigrama, remete à Eucaristia. 






Depois, ao som da música dos Boss AC fomos interpelados, em grupo, a reflectir sobre a nossa fé.



Às perguntas: “O que achas da maneira de acreditar de que fala Boss AC?”,” Como reages à frase “não sei se já Te vi”?”,” Achas que para TER FÉ basta ACREDITAR?” todos os grupos partilharam que Boss AC acreditava no amor e na paz , por isso acreditava em Deus já que o amor é tudo o que O define. Vemos Jesus no outro e nos gestos de amor concretizados na normalidade da nossa vida já que não basta acreditar, é urgente actuar.


Mas, todos concordamos que,os porquês desta música, todos eles muito pertinentes, colocam muitas vezes em causa a fé ou a profundidade desta mesma fé. Quantos de nós, perante situações difíceis, injustas ou incompreensíveis em algum momento, pusemos em questão a fé no Deus amor e misericordioso? Estas questões fazem parte da nossa natureza humana, são saudáveis e próprias de quem não se contenta com a tibieza da fé. É na procura das respostas que aprofundamos a nossa fé e nela crescemos.

Encontrar respostas, nem sempre é fácil mas temos exemplos muito concretos de que o nosso SIM como resposta à Fé de Deus em nós, é capaz de fazer brilhar muitas estrelas nesta galáxia de estrelas que é o Reino de Deus a acontecer no aqui e agora.

De Abraão, o nosso pai na fé, bebemos da sua fé incondicional e somos convidados a fazer brilhar mais estrelas por onde passamos, mais estrelas da fé…

Com Maria, que peregrina dia e noite na fé, desde o primeiro sim, da anunciação, que marcará o início da nova aliança, somos convidados a viver a fé como obediência, a fé como contacto com mistério de Deus, a fé como fonte de alegria, a fé como seguimento, a fé como experiência de noite, a fé que se apega e fortalece.

Certamente, Jesus Cristo é a luz por excelência; mas para chegar até Ele precisamos de Luzes vizinhas, de pessoas que dão luz recebida da luz d’Ele e oferecem, assim, a orientação para a nossa travessia.



É ela, Maria que nos guia, como estrela da fé! É Ela, a estrela da nova evangelização que hoje nos anima a irmos espalhar novas estrelas de fé pois “a fé que não se apega, apaga-se”

Com Maria, a primeira dos que crêem, Senhor, a ti oramos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!






Sem comentários:

Enviar um comentário