quarta-feira, 16 de abril de 2014

Catequese 2º ano





O nosso compromisso para a semana que passou, lembram-se (?), era estarmos presentes na Eucaristia de Ramos para aclamarmos Jesus, nosso Rei, que queremos seguir e servir.



Lá estávamos com os nossos ramos erguidos, para serem benzidos. 




Com esses ramos, os meninos receberam a procissão de entrada, fazendo memória do que aconteceu a Jesus, na sua entrada triunfal em Jerusalém, pela altura da Páscoa.

Naquele tempo, todos O aclamaram e O seguiram. Mas, momentos mais tarde abandonaram Jesus, deixando-O só com o seu sofrimento. Apenas alguns, muito poucos, se mantiveram fieis a Jesus. 

Nós, porém, permanecemos até ao fim nesta celebração, contemplando a paixão e morte de Jesus, momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que os faz sofrer. Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.
A cruz também foi nossa companheira na caminhada desta quaresma. Ao longo de cinco semanas da Quaresma, fomos colando na nossa cruz os compromissos assumidos e, como nos fomos sentindo nesta caminhada. Por isso, neste dia levamos à presença do Senhor o símbolo de caminhada de cada família, ao mesmo tempo que era feita uma pequena oração:















“Senhor Jesus,
Trazemos ao Teu altar a caminhada de Quaresma que estamos a fazer.
Aceita os propósitos que fizemos e as nossas falhas também.

Faz da nossa fraqueza a Tua força, para a construção de um mundo melhor.”

No final da celebração, reunimos numa salinha para nos despedirmos uns dos outros, desejando uma Santa e feliz Páscoa.















Os meninos tinham uma surpresa à sua espera: uma “ovelhinha” com amêndoas e ovinhos de chocolate… e, uma bela mensagem, que devemos ter sempre presente em toda a nossa vida ….



Boas férias com Jesus Ressuscitado e…. Até dia 26!

Sem comentários:

Enviar um comentário