terça-feira, 15 de abril de 2014

Catequese 3º ano






Desta vez fomos nós os convidados por Jesus para cearmos com Ele na ceia do cordeiro.

Ao jeito da última ceia, estivemos nós, os seus amigos do 3º ano, reunidos em torno de uma mesa, comendo, convivendo


e escutando Jesus que nos falou.

O ambiente criado logo nos projectou para o tempo de Jesus. Este Jesus que, como Judeu que era, celebrava a Páscoa Judaica, lembrando e festejando a Libertação do povo judeu comendo cordeiro, ervas amargas e pão ázimo. Pouco tempo antes de morrer, Jesus celebrou, com os seus amigos uma nova Páscoa, a Páscoa da libertação da morte para a vida. Os seus amigos ainda não estavam capazes de entender a dimensão desta ceia mas Jesus sabia que a sua hora estava próxima e quis partilhar, mais uma vez, com os seus amigos, a vida e o amor que durante toda a sua vida foi doando e que atingiria o limite na cruz.


No gesto do partir do pão e do vinho repartido Jesus quis dizer o tamanho do Seu amor por nós. Quis dizer que por nós ele era, como foi, capaz de morrer. Ele quis dizer que o seu amor não teria fim com a morte, e que poderíamos beber deste amor sempre que em memória dele nos juntássemos á volta da mesa Eucarística.

Viver a Eucaristia, é isto mesmo, sentir que Jesus está connosco e, mais uma vez, nos dá a sua vida e o seu amor para vivermos e amarmos como Ele amou e viveu. Por isso o dia da 1ª Comunhão será maravilhoso porque os meninos e meninas irão receber este amor e esta vida capaz de fazer de cada um, uma pessoa mais capaz de viver como Jesus viveu. E quando as forças nos faltarem poderemos sempre ir à fonte, a Eucaristia, e beber… beber e levar para saciar quem de amor tem sede.








No partir e repartir do pão 





e do vinho 








que fizemos experimentamos a cumplicidade partilhada de quem está com Jesus. Foi muito bonito ver e sentir, que, com Jesus, somos UMA família que partilha o pão, o vinho, a alegria, a experiência, as dificuldades, a disponibilidade, enfim, tudo aquilo que, ali, naquela ceia, partilhamos.



A nossa ceia do cordeiro ajudou-nos a fortalecer os laços de amizade que fomos criando entre nós e Jesus, ajudou-nos a entender a Eucaristia como lugar de encontro com Jesus e com pessoas que partilham a mesma fé.
Partilhamos da intimidade com Jesus e sentimos como é bom estar com Ele, como é bom partilharmos uns com os outros, como é bom escutá-lo.









É evidente que não poderíamos deixar de agradecer o encontro que com Ele vivemos e por isso, em família, rezamos o Hino de Louvor a Deus 136, um salmo aberto a que juntamos os louvores individuais de quem quis partilhar.

Obrigada Senhor pelo encontro que vivemos
Porque o seu amor é eterno!




Boa semana  J



Sem comentários:

Enviar um comentário