quarta-feira, 30 de abril de 2014






Capela de Nossa Senhora da Ponte – Festividade em honra da Padroeira 2014





Saudação a Nossa Senhora da Ponte

Senhora da Ponte, Senhora Mãe da verdadeira Ponte, Senhora das nossas pontes, protege as nossas travessias. Tantas são as pontes atravessadas pelos Teus filhos de hoje. Pontes de noite à Luz do Dia, pontes de desespero, Maria! Abençoa, Mãe, aqueles que atravessam pontes duras de passar, agitadas pelos ventos de um mundo revolto.
Mãe, olha os que atravessam a ponte de infâncias conturbadas e distorcidas. A ponte de semanas divididas e mal amadas.
Mãe, olha os jovens que, tantas vezes, atravessam a ponte que leva à marginalidade. A ponte que leva a outras paragens que não o Teu Filho. A ponte que distorce e desumaniza ao longo da travessia e desfigura o Homem que há em nós.
Pedimos-Te, Mãe, pelos que são obrigados a atravessar a ponte do desemprego, empurrados para uma margem que alguns ainda desconhecem. Os que atravessam a ponte da fome, das condições indignas de viver, pelos que atravessam a ponte da injustiça, a ponte de uma emigração forçada. A ponte de famílias traídas e destruídas. A ponte que tira do redor da mesa, do redor da lareira de cada casa.
Pedimos-Te, Mãe, pelos que atravessam a ponte da solidão, do desaconchego, do esquecimento. A ponte da doença, da fragilidade e do abandono. A ponte derradeira que tantos têm de atravessar entregues a si mesmos.
Vê, Mãe, a Igreja de Teu Filho que atravessa tantas pontes. Olha com especial carinho tantos e tantos irmãos nossos que atravessam a ponte do martírio, do martírio branco. Do testemunho lento e silencioso, do testemunho perante os gritos das armas. A ponte do pecado que se dissemina e que fere o todo, a ponte do autorreferenciar-se.
Vê, Mãe, os que iniciam ou já caminham na travessia da ponte do ateísmo ou agnosticismo, da indiferença ou desunião. Pontes que afastam e dividem.
Cuida também, Mãe, daqueles que empreendem pelo caminho da Santidade. Não se percam aqueles que atravessam a ponte íngreme e estreita para o Alto. Não lhes falte o Teu manto que protege das agruras tempestuosas que tentam ao desânimo e facilitismo. Não deixes que se apague a chama da Fé naqueles que nos caminhos da vida são luzeiros para o Caminho, Verdade e Vida.
Faz-nos reconhecer como única ponte verdadeira aquela que leva ao Teu Filho. Faz-nos perceber a meta do nosso existir. Faz com que vejamos o Senhor Ressuscitado que nos acena na outra margem e para lá nos chama. Sê para nós ponte segura, Senhora da Ponte, Senhora das nossas pontes. A Ti consagramos as pontes que atravessamos, que o mundo atravessa. Seja a ponte que é a nossa vida uma ponte para essa vida na Trindade.

Fica também Tu connosco, Senhora da Ponte. É tarde e anoitece muito nos nossos dias de hoje. 







Sem comentários:

Enviar um comentário