terça-feira, 31 de março de 2015

Catequese 3º e 4º ano








Imita

Is. 50, 4-7: «O Senhor Deus ensinou-me o que devo dizer,para saber dar palavras de alento aos desanimados.
Cada manhã desperta os meus ouvidos, para que eu aprenda como os discípulos.5O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não resisti, nem recusei.»

Reflexão: O verdadeiro discípulo segue Jesus. Procura escutar, guardar e cumprir a sua Palavra. Mas o verdadeiro discípulo procura também ter em si «os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus» (Fil.2,5): sendo Ele de condição divina, fez-se homem; sendo Ele o Senhor, fez-se servo; sendo o Filho de Deus, fez-se crucificado, por amor, suportando a humilhação da Cruz.

Nesta semana, somos desafiados à «Imitação de Cristo», isto é, somos convidados a seguir Jesus, a levar a nossa fidelidade ao seu amor, até ao fim, custe o que custar. Somos convidados a ajudar os outros a suportar o peso da cruz, da solidão, da doença, do desespero. São Paulo diz: «sede meus imitadores como eu o sou de Cristo» (I Cor.11,1). E convida-nos a olhar atentamente “para aqueles” que nos servem de modelo, para não procedermos como “inimigos da cruz de Cristo”, que apenas procuram a sua satisfação imediata. Pensemos, durante esta semana, em algumas pessoas, como nós, do nosso tempo, que nos podem inspirar nesta imitação de Cristo, que nos podem ajudar a seguir os seus passos. Pensemos nos «santos» que têm o mesmo nome que nós! E invoquemos o seu auxílio.

Gesto: Escrever na 6ª porta o nome de uma, que nos serve de referência, na imitação e no seguimento de Jesus, até ao fim. Durante a semana, participar nas celebrações do Tríduo Pascal.

Oração: Abri Senhor, a porta dos nossos ouvidos para vos escutar. Abri a porta da nossa boca para dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos. Senhor Jesus, abri as portas dos nossos corações para que vos possamos seguir. Amén.




Sem comentários:

Enviar um comentário