quarta-feira, 12 de março de 2014

Catequese 2º ano




Jesus começou por nos contar um bocadinho da Sua vida, para nos ensinar mais um bocadinho da oração do Pai Nosso:

“O pão nosso de cada dia nos dai hoje”

Certo dia, estava Jesus rodeado de muitas pessoas, milhares de pessoas, que o seguiam há já muitas horas. Estavam num lugar deserto, não tinham alimentos para comer, nem tão pouco onde os comprar. As pessoas começaram a sentir fome e, os discípulos preocupados, foram falar com Jesus. Não mostrando preocupação, Jesus respondeu-lhes:

Dai-lhes vós mesmos de comer, (Mc 6,35-44)

Os discípulos ficaram surpreendidos com a resposta, pois os únicos alimentos que tinham eram apenas cinco pães e dois peixes, que apresentaram a Jesus. Então, Jesus tomou aqueles alimentos, elevou os olhos a Deus Pai e agradeceu. De seguida, entregou-os aos seus discípulos para que os distribuíssem pelas pessoas.

Todos comeram até ficarem saciados e ainda sobraram restos que encheram doze cestos.

Hoje, Jesus também nos dirige estas palavras: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Num tempo em que há tanta gente que passa fome, Jesus desafia-nos a partilhar com essas pessoas aquilo que temos. Nós, que acreditamos em Deus Pai, que Lhe rezamos, que vamos à missa e à catequese, somos aqueles com quem Jesus conta para saciar a fome daqueles que não têm que comer.


Nesta catequese, Jesus reuniu-nos à volta da mesa, onde se destacavam a Bíblia e um cesto com pão, para nos falar da sua importância: o pão, para fortalecer o nosso corpo e, a Palavra de Deus e a oração, para nos fortalecer na comunhão com os que mais precisam.


O pão é de tal forma importante que Jesus nos ensina a pedi-lo na oração que Ele tem vindo a ensinar-nos. Quando rezamos «o pão nosso de cada dia nos dai hoje», estamos a pedir o alimento para todos; estamos a pedir para que aqueles que têm repartam com os que não têm e, assim, todos terão o alimento que precisam. 
O gesto de Jesus também nos alerta para a importância de agradecer os alimentos que temos para comer, que nos dá força para vivermos e sermos felizes.

Como compromisso, levamos para casa uma bonita oração para, em família, rezarmos antes das refeições, agradecendo o alimento que vamos comer.


Boa semana com Jesus e … até sábado!







Sem comentários:

Enviar um comentário