quarta-feira, 19 de março de 2014

Catequese 2º ano






Dia do Pai



Na impossibilidade de estarmos juntos no dia 19 de Março, dia dedicado a todos os pais, quisemos nesta catequese celebrar este dia tão especial para todos.

Estava um dia bonito. O sol quente e brilhante convidava à brincadeira. E, como a vida não é, só, feita de momentos sérios, pais e filhos partilharam a alegria de um instante divertido e descontraído.

Já na sala da catequese, os meninos, representados por dois amiguinhos, deram as boas vindas aos pais e convidaram-nos a escutar a Palavra de Deus Pai.

Ao longo das últimas catequeses, eles têm vindo a aprender a falar com Deus Pai, um Pai que tem sempre alguma coisa para nos dizer.

Hoje, Ele falou-nos através das palavras do profeta Oseias (Os 11, 1-4), que nos ajudou a reflectir sobre o amor que nos tem. Deus amou Israel como se fosse um filho. Cuidou, amparou, alimentou. Mesmo quando se afastavam, Deus atraía-os com laços de amor, cuidando deles para que nada lhes faltasse. É assim Deus Pai ainda hoje nos ama.

Nós pais, aprendemos com Ele a amar, a cuidar, a orientar e a proteger os nossos filhos. É n’Ele que encontramos o alento, a coragem e a força para continuar esta tarefa abençoada. Os filhos são para nós uma bênção e, sabendo das nossas limitações como seres humanos, quisemos pedir ao Pai do Céu que nos ajude nesta caminhada, dando aos nossos filhos o melhor de nós: o amor, a atenção, a dedicação, o carinho. Pedimos a sabedoria para os orientar e a paciência para os instruir.

Também os filhos agradeceram a Jesus pela vida do seu pai, pedindo que o abençoasse, lhe desse saúde, paz e sabedoria.

Reconhecemos que Deus Pai nos ama e queremos amar os nossos filhos da mesma forma. Agradecidos pelos pais que Deus lhes deu, os meninos agradeceram, na forma de um jogral, todo o amor que recebem deles.
Amor que se manifesta ao longo de uma caminhada, que fazemos lado a lado ….


Amor que se manifesta na cor e na alegria do placard, onde os filhos desenharam os pais e vice-versa. (Nem imaginavam as capacidades artísticas que tinham …)

Amor, que os meninos colocaram num trabalhinho que ofereceram ao pai, para os ajudar na caminhada.


Sendo festa, a nossa celebração terminou com a partilha de um bolinho e de umas bolachinhas.

Feliz Dia do Pai!


Boa semana com Jesus … até sábado!






Sem comentários:

Enviar um comentário