segunda-feira, 24 de março de 2014







“Eu sou o Messias”


O encontro de Jesus com a Samaritana é marcado pela profundidade do sentido autêntico da comunicação que transforma a mentalidade e liberta dos preconceitos.
Os judeus, excluíam os samaritanos. Consideravam-nos desprezíveis sob o aspecto humano, inferiores sob o aspecto social e hereges sob o aspecto religioso, por isso podemos entender a surpresa da Samaritana diante da iniciativa de diálogo de Jesus.

Jesus expõe sua novidade: o que caracteriza o verdadeiro culto é a adoração em Espírito e verdade de quem encontra o Pai e serve aos irmãos. Jesus é, portanto, o verdadeiro lugar da comunicação com o Pai.
A Samaritana ao colocar-se disposta a esse verdadeiro culto, experimenta a mais profunda revelação de Jesus: "EU SOU O MESSIAS". Com esse encontro - revelação a mulher transforma a sua vida, rompe com tudo aquilo que a prende (deixa o cântaro) e sai comunicando Jesus e preparando os caminhos para que outros Samaritanos possam também fazer a experiência profunda de saborear a verdadeira Água Viva.
Como cristãos Batizados, seremos testemunhas vivas, coerentes e entusiasmadas da vida nova que encontramos em Jesus?

Senhor Jesus
Fazei que vos procuremos como a fonte verdadeira e rejeitemos outras águas que nos podem ser propostas mas que não conduzem á vida plena.


Meditando para o 3º Domingo da Quaresma do ano A






Sem comentários:

Enviar um comentário