quarta-feira, 26 de março de 2014

Catequese 2º ano






Nós que andamos na catequese, que queremos seguir Jesus, já sabemos que Ele é diferente de toda a gente. Tem-nos ensinado coisas que, por vezes, não compreendemos muito bem ou custa-nos a aceitar. Foi o que aconteceu nesta catequese.
Começamos por refletir na nossa vida: temos rezado(?); temos ajudado os pais(?); temos estado atentos aos mais necessitados que nos rodeiam(?); temos agradecido o alimento antes das refeições(?); temos respeitado os nossos amigos e colegas da escola(?)
A nossa felicidade é que Deus Pai está sempre pronto a acolher-nos e a desculpar-nos. Só temos que Lhe pedir que nos perdoe!
Mas, Jesus vem-nos dizer uma coisa muito importante:
“Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta.” (Mt. 5, 23-24)
Não basta pedir perdão a Deus Pai. Precisamos, também, de perdoar àqueles que nos ofendem. De pouco vale ir à missa e continuar zangado com um amigo ou vizinho.
Jesus conhece-nos bem e sabe das nossas dificuldades, por isso nos diz:
“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.” (Mt. 6, 14-15)

Jesus diz-nos que se perdoarmos aos outros, seremos perdoados pelo Pai do Céu. Todavia, não é fácil fazê-lo. Como podemos perdoar aqueles que são maus, que fazem coisas más, que nos magoam e até roubam?!
Jesus vem-nos dizer que é isso que devemos fazer. Por isso, na oração do Pai Nosso, nós pedimos ao Pai:
“Perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamosa quem nos tem ofendido”

Esta parte não é nada fácil de cumprir. O que devemos de fazer?
Fazer como Jesus: unidos a Deus Pai, por meio da oração, pedindo-Lhe:
“E não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal”

Quantas vezes somos tentados a seguir por caminhos que nos afastam de Jesus e de Deus Pai. Com Jesus aprendemos a resistir às tentações, e manifestamos a nossa vontade em perdoar a quem nos ofende.




Nesta alegria de sermos parecidos com Jesus, colocamos os nossos corações junto do coração de Deus Pai e de Jesus.





O compromisso para esta semana:
-perdoarmos a quem nos magoa e, quando sentirmos dificuldade em perdoar, encontraremos na oração a força para o conseguirmos;

-levamos também a última peça para completarmos o nosso puzzle.

 Uma palavrinha aos pais:
Nesta catequese, Jesus acabou de nos ensinar a oração do Pai Nosso. Agora em diante, sempre que a rezarmos, vamos ter presente o que cada pedido quer dizer. Cabe a vós, pais, ajudar os vossos filhos a rezá-la diariamente, fazendo da oração parte integrante da vossa vida em família.



Boa oração e … até sábado!










Sem comentários:

Enviar um comentário